O Pavilhão Sidónio Serpa, em Ponta Delgada, foi palco de uma vibrante partida da 4.ª jornada do Campeonato Nacional da 3.ª Divisão – Zona Sul “B”, entre o HC Ponta Delgada e a Juventude Azeitonense. Num jogo bem disputado, os micaelenses levaram a melhor, vencendo por 8–5, após um primeiro tempo equilibrado que terminou 3–2.
A partida começou com forte intensidade, com a Juventude Azeitonense a beneficiar de um penálti logo no minuto inicial, desperdiçado por Dário Lourenço graças a uma excelente defesa de Nuno Teixeira. O marcador viria a ser inaugurado por Carlos Guimarães aos 23:07, colocando o HC Ponta Delgada em vantagem. Francisco Freitas, assistido por Pedro Soares, ampliou para 2–0, mas o desperdício de uma grande penalidade por Alexandre Resendes manteve o jogo em aberto.
A máxima “quem não marca, sofre” confirmou-se, e Duarte Garção reduziu para 2–1, devolvendo ânimo à equipa continental. Pouco depois, Reginaldo Migalhas empatou o encontro (2–2), mas Carlos Guimarães voltou a colocar os açorianos na frente (3–2). Antes do intervalo, ambos os guarda-redes brilharam ao defender grandes penalidades, e o resultado manteve-se inalterado até ao descanso.
Na segunda parte, o HC Ponta Delgada apresentou-se mais coeso e determinado. Pedro Soares, num lance de insistência, fez o 4–2, com assistência de Francisco Freitas. A Juventude Azeitonense respondeu por Reginaldo Migalhas (4–3), mas Pedro Soares voltou a marcar, devolvendo tranquilidade à equipa da casa.
Com o jogo mais controlado, o HC PDL mostrou maior maturidade tática e alargou a vantagem: Francisco Freitas apontou o 6–3, Dário Lourenço ainda reduziu para 6–4, mas Alexandre Resendes e, já perto do final, Vicente Correia selaram a vitória açoriana por 8–5.
O momento menos positivo da noite foi a expulsão de Pedro Soares com cartão azul, após um gesto intempestivo, prontamente sancionado pelo árbitro Rui Martins — que, no seu primeiro jogo da época, teve uma arbitragem serena e equilibrada.
Este triunfo reflete o crescimento do HC Ponta Delgada, que se reforçou com Alexandre Resendes e Vicente Correia, oriundos do Marítimo SC, e com o regresso do guarda-redes Simão Loureiro. Apesar das dificuldades logísticas nos treinos — divididos entre os pavilhões Sidónio Serpa e Carlos Silveira, a equipa demonstra espírito de sacrifício, entreajuda e vontade de evoluir.
E por palavras do seu jogador mais experiente do HC PDL Carlos Guimarães, “não é fácil preparar jogos em pisos diferentes, mas o grupo tem mostrado grande união e compromisso”.
Quanto à arbitragem de Rui Martins, fez neste jogo o seu primeiro da época, deixou fluir não comprometendo o desempenho de ambas durante a partida, pelo que o cartão azul só saiu do bolso uma vez.
Na classificação geral após a realização da 4ª jornada o HC Ponta Delgada está em 5º lugar, com 9 pontos, resultante de 3 vitórias e 1 derrota.
No próximo dia 8 de novembro (sábado) pelas 15:00 vai-se realizar a Pré-Eliminatória da Taça de Portugal, e o HC de Ponta Delgada irá receber o HC Vasco da Gama desta vez no pavilhão Carlos Silveira pelas razões já referidas. Na deslocação que o HC Vasco Gama fez a Ponta Delgada para o Campeonato Nacional da 3ª Divisão os Continentais perderam 5 – 3 com os micaelenses, a ver vamos, qual será o resultado na Taça de Portugal.

Constituição das equipas:
HC Ponta Delgada
Cinco Inicial: GR Nuno Teixeira, Francisco Freitas, Carlos Guimarães, Vicente Correia e Pedro Soares
GR Simão Loureiro, Alexandre Ornelas, Alexandre Resendes, Mário Jesus e Miguel Pimental
Juventude Azeitonense
Cinco Inicial: GR Tomás Teixeira, José Pinto, Reginaldo Migalhas, Dário Lourenço, Duarte Garção
GR Daniel Cortes e Hugo Nascimento,
Arbitragem: Rui Martins, Árbitro de Categoria B da Associação de Patinagem de São Miguel.




















