O PS/Açores criticou o Governo Regional por “deixar cair sem explicações” o projeto Rede Empresa Digital Açores, alegando que a iniciativa, criada durante a governação socialista, contribuiu para a modernização do tecido empresarial açoriano, foi hoje anunciado.

“Estamos a falar de um programa que funcionava, com provas dadas. Não compreendemos por que razão foi deixado cair sem explicações, prejudicando a dinâmica de capacitação digital das nossas empresas”, afirmou o deputado do PS/Açores, Russell Sousa, numa nota de imprensa divulgada pelo partido.

Criado “sob governação socialista, com o objetivo de aproximar as pequenas e médias empresas das ferramentas digitais”, o programa foi importante para “reforçar a competitividade económica” dos Açores, destacam os socialistas, indicando que “mais de 1.200 empresas aderiram ao projeto”.

Em paralelo, a Distinção Empresa Digital Açores, outra componente do programa, “reconhecia publicamente as empresas que se destacaram pela implementação de boas práticas digitais. Em 2020, foram distinguidas 40 empresas, estímulo adicional para inovação e qualificação”, acrescenta.

O deputado socialista Russell Sousa, citado na nota, alertou que “desde a formação do atual Governo de coligação PSD/CDS-PP/PPM com apoio do Chega, o programa deixou de ter visibilidade ou acompanhamento público” e “não existe informação sobre o futuro da distinção, a atualização da base de dados ou novas edições do prémio”.

Nesse sentido, o PS/Açores pretende saber “quantas edições do Prémio Empresa Digital foram realizadas, os valores investidos, as razões para a interrupção do programa e o ponto de situação das candidaturas no âmbito do Upgrade Digital Empresarial, incluindo montantes em dívida”, segundo informou o partido.

“Não basta anunciar fundos, é preciso executar, pagar a tempo e reconhecer quem trabalha para inovar”, defendeu Russell Sousa.

Para o parlamentar, “é urgente retomar uma estratégia consistente de transformação digital, que acompanhe o esforço das empresas açorianas e contribua para uma economia regional mais moderna e competitiva”.

PUB