A promoção de habitação acessível, o crescimento económico e a criação de emprego são as prioridades da nova presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores, a independente Elisabete Nóia, que hoje tomou posse.

“Entre as prioridades do nosso mandato estão a promoção da habitação acessível – com projetos que respondam às necessidades das famílias, dos jovens e dos mais vulneráveis -, o crescimento económico, apoiando o empreendedorismo, a inovação e a criação de emprego, valorizando os recursos locais e atraindo investimento responsável”, disse Elisabete Nóia na cerimónia de tomada de posse, realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Santa Cruz das Flores, na ilha das Flores, nos Açores.

Segundo a autarca independente, que liderou a candidatura do Movimento Cívico Pelo Concelho (MCC), “estes projetos não são apenas metas administrativas, são compromissos com o futuro” do concelho e só serão possíveis “com trabalho conjunto, escuta ativa e participação cidadã”.

A nova líder da autarquia, de 45 anos, foi entre 2013 e março de 2025 vice-presidente da Câmara liderada pelo socialista José Carlos Mendes, que não se recandidatou nas últimas eleições autárquicas por limite de mandatos.

Na sua intervenção, a autarca referiu que assumiu a liderança do município “com profundo sentido de responsabilidade, honra e compromisso”.

A todos os eleitos desejou que o mandato “seja marcado pela dedicação, pelo respeito mútuo e pela vontade comum de servir” o concelho.

“A nossa missão é clara: servir todos os cidadãos com transparência, proximidade e eficácia. Para isso, reafirmo o meu compromisso de dialogar com todas as forças políticas, com espírito democrático e construtivo. A diversidade de opiniões é uma riqueza que deve ser valorizada, pois só com cooperação e respeito mútuo construiremos soluções duradouras”, afirmou.

A presidente eleita pelo MCC também destacou que pretende “colocar sempre as pessoas em primeiro lugar” e que cada decisão, projeto e investimento serão guiados pelo bem comum, pela melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e pela valorização do território.

Elisabete Nóia garantiu que estabelecerá uma relação próxima com todas as Juntas de Freguesia, “reconhecendo o papel essencial que desempenham na coesão territorial e na resposta às necessidades locais”.

“Pretendo também fortalecer os laços com as instituições locais, sejam elas sociais, culturais, educativas ou empresariais. A Câmara será uma parceira ativa, promotora de sinergias e facilitadora de projetos que beneficiem a nossa comunidade”, prometeu.

No seu discurso, a nova líder do município de Santa Cruz das Flores disse ainda que conta “com o empenho de todos os membros da equipa autárquica, dos trabalhadores da autarquia, com a colaboração das instituições locais e, acima de tudo, com a participação ativa” da comunidade.

“Juntos, construiremos um futuro mais justo, mais sustentável e mais próspero para Santa Cruz das Flores. Conto com todos e todos podem contar comigo”, concluiu a autarca independente.

Na mesma cerimónia tomaram também posse os eleitos para a Assembleia Municipal.

O Movimento Cívico Pelo Concelho (MCC) de Santa Cruz das Flores, liderado por Elisabete Nóia, venceu as eleições autárquicas do passado dia 12 de outubro para a Câmara de Santa Cruz das Flores com 29,99% dos votos expressos e dois mandatos, seguido do PSD com 29,46% e também dois mandatos e do PS com 23,34% dos votos e um mandato.

Para a Assembleia Municipal de Santa Cruz das Flores, o MCC, o PSD e o PS igualaram o número de eleitos (quatro), o CDS-PP elegeu dois e o Chega um. O PS manteve a liderança das duas maiores freguesias do concelho e outras duas elegeram os órgãos autárquicos em plenário.

PUB