No último fim de semana, Porto Formoso, freguesia do concelho da Ribeira Grande, em São Miguel, foi o cenário da “IV edição da Feira de Artes e Sabores da Terra”. Este evento tem se consolidado como um verdadeiro ponto de encontro da rica tradição, cultura e gastronomia da ilha.
A feira aconteceu no pavilhão desportivo da pitoresca freguesia e contou com a presença de artesãos de diversas localidades, como Porto Formoso, Nordeste, Ribeira Seca, Ponta Delgada, Povoação, Relva, Lagoa, São Brás e Maia. Esses talentosos artesãos apresentaram o que há de melhor na produção local, mostrando desde o artesanato tradicional até as delícias típicas açorianas.
Os visitantes puderam saborear pratos típicos, como sopa de peixe, moelas, malassadas, além de bolos e biscoitos caseiros, enquanto assistiam a demonstrações ao vivo de artesanato. Tudo isso em um ambiente acolhedor, marcado pela convivência e compartilhamento.
A Associação Cultural Porto Formoso em Ação, a organizadora do evento, com o apoio da Junta de Freguesia do Porto Formoso, sublinha que a “IV Feira de Artes e Sabores da Terra” vai além de uma simples exposição de produtos — é uma verdadeira celebração da identidade, do povo e das tradições da freguesia e porque não da ilha.
Infelizmente, o dia inaugural teve uma participação reduzida devido ao mau tempo que afetou a ilha. Contudo, a organização espera que nesta quarta edição se fortaleça o compromisso da comunidade em valorizar a produção local e preservar o patrimônio cultural de Porto Formoso, convidando tanto moradores quanto visitantes a explorar — e saborear — o que há de melhor na terra.

















