A Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro, afirmou esta terça-feira que a valorização dos profissionais e das profissões do turismo, lazer, hotelaria e restauração é essencial para garantir a sustentabilidade e o crescimento do setor nos Açores.
A governante falava na sessão de abertura da Lab Conference by Bensaúde Hotels, promovida no âmbito do Week Food Lab, uma iniciativa da AVEA – Associação para a Valorização Económica dos Açores, que decorre até sábado, 1 de novembro, no Pavilhão do Mar, em Ponta Delgada.
“O turismo é feito de pessoas, de serviço e de competência. Não podemos pensar em sustentabilidade do turismo, hotelaria ou restauração sem uma política de valorização das profissões e destes profissionais que são essenciais para que o turismo aconteça”, sublinhou Maria João Carreiro.
A titular da pasta da Qualificação Profissional e Emprego destacou a aposta do Governo de coligação PSD/CDS-PP/PPM em medidas de estímulo às empresas, com vista à retenção de trabalhadores e à atração de novos recursos humanos para o turismo.
Entre estas medidas estão os apoios à formação e à contratação de empregados e desempregados, jovens e adultos, que, segundo a Secretária Regional, “contribuem para aumentar a estabilidade laboral, melhorar os rendimentos dos trabalhadores e reforçar a produtividade das empresas”.
Desde janeiro de 2021, foram certificados 2.337 ativos, entre empregados e desempregados, nas áreas da hotelaria, restauração, turismo e lazer, através de mais de 180 ações de formação promovidas pelo Form.Açores, Qualifica.In e entidades formadoras certificadas na Região.
Nos últimos quatro anos letivos, as Escolas Profissionais dos Açores abriram 34 novos cursos de nível 4 nestas áreas, envolvendo 580 formandos. Para o ano letivo de 2025/2026, estão previstos 13 novos cursos, com 207 alunos inscritos.
Maria João Carreiro revelou ainda que, desde 2021, mais de 2.400 desempregados foram integrados em programas de apoio à contratação nos setores do turismo, hotelaria/alojamento e restauração, tendo sido satisfeitas 83% das 3.680 ofertas de emprego registadas no Centro de Qualificação e Emprego nestas áreas.
Entre as profissões com maior procura, a governante destacou as áreas da cozinha e restauração, que representam 21% dos mais de 6.100 contratos de trabalho apoiados através da medida CONTRATAR.
“No quadro de uma ambiciosa estratégia para o presente e para o futuro do turismo nos Açores, a formação, a qualificação e a qualidade do emprego são estruturantes para a sustentabilidade da nossa oferta e para que o investimento no setor gere ainda mais valor para a Região”, reforçou.
O Governo Regional apoia a II edição do Week Food Lab com um investimento de 40 mil euros, reconhecendo o impacto da iniciativa na formação e inovação gastronómica, bem como na projeção dos Açores como destino turístico gastronómico, sustentado pela capacitação dos seus profissionais.
O evento conta com a presença de chefes nacionais e internacionais detentores de Estrelas Michelin, entre os quais Alexandre Silva, Ricardo Costa, Octávio Freitas, Elena Cerezo, Daniel Dal-Ben e Matteo Vergine.
O programa inclui formação avançada e certificada nas áreas de Serviço de Sala, Vinhos e Bar, com os sommeliers Gonçalo Patraquim e João Barbosa, além de ateliês temáticos sobre valorização de produtos locais, cozinha tradicional, comunicação e mixologia.
Os participantes poderão ainda assistir a jantares temáticos no Restaurante Anfiteatro Lounge e participar em visitas a produtores e parceiros regionais.
A Lab Conference by Bensaúde Hotels decorreu sob o tema “Sustentabilidade: Um Processo 360”, debatendo questões relacionadas com inovação, origem, biodiversidade, regeneração, tecnologia e ciência.

















