
Sabia que a partir de 2026 o Imposto Único de Circulação (IUC) irá sofrer alterações importantes?!
Como certamente é do seu conhecimento, o IUC é um imposto que é pago anualmente pelos contribuintes e que incide sobre veículos de várias categorias, matriculados ou registados em Portugal.
Este imposto é pago pelo titular do veículo, independentemente do veículo ser utilizado ou não, sendo que o seu valor depende de vários fatores, tais como o ano da matrícula, a cilindrada ou o tipo de combustível.
Até agora, o pagamento do IUC era feito até ao fim do mês da matrícula do veículo. Por exemplo, se a matrícula do seu veículo fosse de agosto, teria que pagar o imposto até ao fim do mês de agosto, todos os anos.
A partir de 2026 deixa de ser assim: o pagamento do IUC passa a ser pago até ao final do mês de fevereiro, independentemente do ano da matrícula do veículo. Se o valor do imposto for igual ou inferior a € 100,00, deve ser pago numa única prestação. Caso o valor do imposto seja superior a € 100,00, então o contribuinte poderá pagar, caso assim o pretenda, em duas prestações, sendo uma até ao final do mês de fevereiro e outra até ao final do mês de outubro.
Saiba também que os veículos com matrículas anteriores a julho de 2007 pagavam o imposto apenas com base no ano da matrícula e cilindrada do veículo, sendo que a partir de 2026, também passarão a ser considerados os níveis de emissões de CO₂, o que pode levar a um aumento no valor do imposto.
Se tem dúvidas sobre esta ou outras questões, contacte um Solicitador perto de si!



















