A Associação para a Valorização Económica dos Açores (AVEA) está “a multiplicar” os eventos que visam fortalecer a promoção dos bens e serviços do arquipélago e a qualificação dos recursos humanos ligados ao turismo, informou hoje o seu presidente.
“Temos multiplicado os eventos e iniciativas que destacam a matéria-prima açoriana, os nossos produtores e chefes locais, em parceria com chefes nacionais e internacionais, que trazem conhecimento e visibilidade. O objetivo é promover a gastronomia dos Açores como uma referência de excelente qualidade”, sublinhou o presidente da AVEA, Eládio Braga, em declarações à agência Lusa.
Criada em 2021, com a atual designação, a AVEA resulta da fusão entre a Associação de Formação Turística e Hoteleira dos Açores e a Associação Portas do Mar.
A AVEA “tem como principal missão a promoção dos bens e serviços dos Açores e a qualificação dos recursos ligados à área do turismo, com particular foco na área da restauração e hospitalidade”, realçou o responsável.
Neste âmbito, Eládio Braga adiantou que a associação tem dinamizado diversos eventos na Escola de Formação Turística dos Açores e no Anfiteatro, restaurante/escola, localizado em Ponta Delgada, que “pretende valorizar a gastronomia dos Açores e a excelência dos produtos açorianos”.
“Temos duas valências, a Escola de Formação, que forma jovens técnicos ligados a área da restauração, na cozinha e serviço de sala. E, em paralelo, promovemos formação contínua a ativos, conforme sejam as necessidades demonstradas pelas empresas, de modo que possamos qualificar cada vez mais os recursos ligados à área do turismo”, reforçou.
Segundo o presidente da AVEA, o impacto das ações e iniciativas desenvolvidas “tem sido considerável”, indicando que em 2024, foram promovidos cerca de 30 cursos avançados na área da cozinha e, este ano, a oferta estendeu-se à enologia e ao ‘fine dining’, com quase 100 inscritos para as duas formações.
“Temos vindo a consolidar o nosso papel na qualificação do setor, trabalhando lado a lado com as empresas para construir formações à medida das suas necessidades. A AVEA está preparada para levar a formação às empresas e continuará a investir em eventos temáticos que marcam a agenda gastronómica dos Açores”, assegurou Eládio Braga.
Assim, a associação organiza, entre 27 de outubro e 01 de novembro, na ilha de São Miguel, a segunda edição da “Week Food Lab”, reunindo chefs com estrelas Michelin, jovens talentos locais e especialistas com foco na sustentabilidade, numa experiência formativa que culmina com três jantares temáticos onde duplas de chefs criarão menus com produtos açorianos.
A iniciativa é também aberta a toda população com ateliers de nível básico e jantares organizados entre os dias 30 de outubro e 01 de novembro.
“É um evento marcante na qualificação dos recursos ligados à hospitalidade, um espaço de partilha e de aprendizagem contínua”, destacou a associação.
A “Week Food Lab” vai realizar-se no Pavilhão do Mar e no restaurante Anfiteatro, em Ponta Delgada.
Tal como no ano passado, a organização refere que a sustentabilidade continua presente na programação, desde as formações aos jantares, e ainda na conferência “Sustentabilidade em Restauração – um processo 360º”, que se realizará em 28 de outubro.
Este ano, o projeto foi alargado às áreas de serviço de sala, bar e vinhos, “tornando a experiência formativa mais completa e alinhada com as exigências de uma restauração de excelência”, potenciando “experiências diferenciadoras”.
Além destas formações, a iniciativa também abre espaço a formação básica destinada a cozinheiros e “curiosos que desejam dar os primeiros passos na gastronomia, à semelhança do ano passado”, acrescenta a AVEA.

















