O presidente da Câmara Municipal da Lagoa, Frederico Sousa, tomou posse para um novo mandato, numa cerimónia realizada na quarta-feira, no edifício dos Paços do Concelho, perante uma sala cheia e sob a orientação do presidente cessante da Assembleia Municipal, Rodrigo Oliveira.
Na ocasião, Frederico Sousa destacou o “trabalho exemplar” desenvolvido por Rodrigo Oliveira e enalteceu o contributo dos vereadores, deputados municipais e presidentes de junta cessantes, Victória Couto e Adriano Costa, sublinhando o “sentido de dever cumprido”.
O autarca, eleito pelo Partido Socialista (PS), agradeceu também aos vereadores da oposição, António Vasco Viveiros e Duarte Borges, pela “participação democrática e colaborativa” que, afirmou, “permitiu realizar um trabalho profícuo em prol da Lagoa”.
Frederico Sousa dirigiu ainda uma palavra de reconhecimento ao novo presidente da Assembleia Municipal, Ricardo Martins Mota, que considerou um “exemplo de competência, seriedade, tolerância, dedicação e envolvimento social”.
Na sua intervenção, o presidente da Câmara agradeceu o trabalho dos funcionários municipais, destacando “a dedicação diária ao serviço público com empenho e competência”.
O autarca reafirmou que a missão do executivo é “trabalhar em equipa e defender a Lagoa e os lagoenses”, com uma visão de futuro “assente na valorização das famílias, dos jovens e dos mais velhos”.
Frederico Sousa foi reeleito a 12 de outubro com mais de 74% dos votos, no âmbito do projeto “Lagoa com Futuro”, prometendo um mandato “centrado nas pessoas” e assente nos valores da transparência, rigor e eficiência.
Entre as prioridades para o novo mandato, o autarca apontou a habitação, mobilidade, desenvolvimento económico, ambiente e apoio social, áreas onde pretende desenvolver políticas de proximidade e investimento sustentável.
O presidente da Câmara destacou ainda projetos em parceria com o Governo Regional dos Açores, como a reabilitação da Fábrica do Álcool, a criação de uma rede de radares de controlo de velocidade, o alargamento da via da SCUT em Santa Cruz, um novo acesso viário para melhorar as acessibilidades e a requalificação da Escola Básica e Integrada Padre João José do Amaral, com a integração do pavilhão desportivo na gestão municipal.
Na área social, Frederico Sousa anunciou o reforço do apoio à infância e aos idosos, incluindo o aumento de vagas em creches, a ampliação do Lar de Santo António e a criação de uma resposta descentralizada em Água de Pau. O autarca destacou ainda a necessidade de “intensificar o combate às dependências” e de “aumentar a resposta habitacional” no concelho.




















