Autor: PM | Fotos: DR

O ex-presidente do Governo Regional dos Açores e atual deputado do Partido Socialista no Parlamento dos Açores Vasco Cordeiro foi distinguido pelo Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, com a Ordem do Mérito da Ucrânia, uma das mais altas condecorações atribuídas pelo Estado ucraniano.

Numa publicação nas redes sociais, Vasco Cordeiro explica que a distinção reconhece o seu trabalho desenvolvido enquanto presidente do Comité Europeu das Regiões, cargo que exerceu até 2025, durante o qual promoveu a cooperação entre regiões e cidades europeias e as suas congéneres ucranianas, especialmente no contexto da guerra que assola o país.

O político açoriano destacou que esta homenagem é “uma honra tão grande quanto inesperada” e representa “o trabalho de muitas pessoas no Comité Europeu das Regiões”, nomeadamente a sua equipa, com quem fez questão de partilhar o reconhecimento.

A condecoração sublinha ainda o papel desempenhado por Vasco Cordeiro no apoio à recuperação económica e social da Ucrânia e na valorização das autoridades locais e regionais ucranianas no processo de reconstrução e preparação do pós-guerra.

“Esta distinção serve também para lembrar que a guerra continua a decorrer em solo europeu e que a paz duradoura e sustentável permanece um objetivo por alcançar”, sublinhou Vasco Cordeiro.

A Ordem do Mérito da Ucrânia foi entregue pelo Ministro Adjunto do Desenvolvimento das Cidades e Territórios da Ucrânia, Riabykin Oleksii, numa cerimónia que simboliza o reconhecimento internacional do papel de Vasco Cordeiro na defesa da solidariedade europeia e da cooperação entre povos.

PUB