O líder do BE/Açores, António Lima, afirmou hoje que, “pela primeira vez”, o partido elegeu um deputado municipal na Horta e outro deputado em Vila do Porto.
Em declarações aos jornalistas numa reação aos resultados eleitorais, o dirigente admitiu que o partido “não conseguiu a eleição em Ponta Delgada integrados na coligação Unidos por Ponta Delgada”.
De acordo com o dirigente do Bloco, com os dois deputados municipais eleitos será possível “trabalhar nesses concelhos todos os dias, durante os próximos quatro anos”.
“Num contexto de viragem à direita que aconteceu nas últimas eleições, estes resultados são para nós um sinal de esperança não só para o BE mas para a esquerda porque indicam que é de facto possível recuperar e encarar o futuro com esperança”, afirmou.
O PSD venceu mais câmaras municipais nos Açores, sozinho ou em coligação, nas eleições autárquicas de domingo, apesar de o PS ter obtido maior percentagem de votos, segundo os dados provisórios do Ministério da Administração Interna.
Os social-democratas conquistaram a presidência de nove dos 19 municípios dos Açores, dois em coligação com o CDS-PP e um em coligação com o CDS-PP e o PPM.
Com 24,71% dos votos, o PSD venceu mais uma câmara do que em 2021, recuperando a Calheta, que nos últimos três mandatos tinha sido liderada pelo movimento Dar Vida ao Concelho.
O PS, que obteve mais votos (35,14%), conquistou oito câmaras municipais, menos uma do que em 2021, perdendo Santa Cruz das Flores, que geria há 24 anos, para o Movimento Cívico pelo Concelho, liderado por Elisabete Nóia, que foi neste mandato vice-presidente do município, eleita pelo PS.
O CDS-PP voltou a ganhar o município das Velas, que lidera desde 2013.


























