O cessar-fogo na Faixa de Gaza entrou em vigor às 12:00 locais (10:00 em Lisboa), anunciou o exército israelita, na sequência do acordo alcançado na quarta-feira entre Israel e o movimento islamita palestiniano Hamas.
“O acordo de cessar-fogo entrou em vigor às 12h00”, disse o porta-voz do exército israelita em árabe, Avichai Adrai, numa mensagem na rede social X.
O mesmo responsável indicou que as tropas das Forças de Defesa de Israel (FDI) já estão “nas novas linhas de destacamento operacional, com base no acordo de cessar-fogo e no regresso dos reféns”, referindo-se à chamada ‘linha amarela’, definida no acordo mediado pelos Estados Unidos, Qatar, Egito e Turquia, com base no plano de paz apresentado pelo Presidente norte-americano, Donald Trump.
Com a entrada em vigor do cessar-fogo, começa a contar o período de 72 horas para a libertação dos 48 reféns, dos quais 20 vivos, que continuam retidos em Gaza desde o ataque do Hamas contra Israel, em 07 de outubro de 2023.
Segundo Adrai, “as forças das FDI no Comando Sul estão destacadas na área e continuarão a operar para eliminar qualquer ameaça imediata”.
Nas últimas horas, o exército israelita realizou ataques enquanto retirava.
O Hamas não se pronunciou até agora sobre a entrada em vigor do cessar-fogo.




















