Onze deputados regionais açorianos concorrem a presidências de câmara nas autárquicas de outubro, com o Chega a liderar com quatro candidaturas, PSD e PS a apresentarem três parlamentares cada e o CDS-PP um.

O Chega é o único partido nos Açores que candidata o líder regional à presidência de uma autarquia, com José Pacheco a encabeçar a lista concorrente à Câmara Municipal de Ponta Delgada, a maior da região.

O partido tem cinco parlamentares regionais e quatro ambicionam presidências de câmara: José Pacheco (Ponta Delgada), Olivéria Santos (Lagoa), Francisco Lima (Praia da Vitória) e José Paulo Sousa (Santa Cruz das Flores, município liderado pelo socialista José Carlos Mendes, que não pode recandidatar-se por limite de mandatos).

O PSD e o PS empatam nas candidaturas de deputados que concorrem às lideranças dos municípios nos Açores e apresentam três parlamentares cada.

O PSD candidata o deputado regional e presidente da Junta de Freguesia de Rabo de Peixe, Jaime Vieira, na Ribeira Grande (onde o autarca social-democrata Alexandre Gaudêncio cumpre o último mandato), Rúben Cabral (Lagoa) e Francisco Gaspar (Povoação), enquanto o PS aposta em Inês Sá (Horta), Marco Martins (Praia da Vitória) e Isabel Teixeira (Velas).

Pelo CDS-PP, a deputada regional e líder parlamentar Catarina Cabeceiras concorre à liderança da presidência do município de Velas, na ilha de São Jorge, para tentar manter a gestão da única autarquia açoriana liderada pelo partido, dado que o atual autarca, Luís Silveira, não pode recandidatar-se por limitação de mandatos.

Na ilha de São Miguel, vão defrontar-se pela liderança do município da Lagoa os dois parlamentares regionais açorianos Rúben Cabral (PSD) e Olivéria Santos (Chega).

Na Praia da Vitória, ilha Terceira, disputam a presidência da Câmara Municipal – liderada por Vânia Ferreira, que se candidata a um segundo mandato pela coligação PSD/CDS-PP -, os deputados regionais Marco Martins (PS) e Francisco Lima (Chega).

Também no concelho de Velas, na ilha de São Jorge, o confronto será entre as deputadas regionais Catarina Cabeceiras (CDS-PP) e Isabel Teixeira (PS).

Os parlamentares que forem eleitos presidentes de câmara, ao assumirem as funções, terão de renunciar ao lugar no parlamento açoriano.

Nos Açores também são conhecidos casos de deputados regionais que são candidatos à liderança de assembleias municipais e de juntas de freguesia, embora em caso de vitória se mantenham em funções.

O parlamentar social-democrata Carlos Freitas é candidato à presidência da Assembleia Municipal de Lajes do Pico e a eleita do Chega Hélia Cardoso é a cabeça-de-lista na Praia da Vitória, segundo fontes partidárias.

Quanto a candidaturas à presidência de juntas de freguesia, o PS tem dois casos e o PSD três situações.

Luís Soares (PSD/CDS-PP) recandidata-se à presidência da freguesia de Feteira (Terceira), Paulo Gomes (PSD/CDS-PP) à liderança da Junta de Freguesia da Vila de São Mateus (Terceira) e José Leal (PSD) em São Pedro (Ponta Delgada, São Miguel).

A socialista Patrícia Miranda é candidata à presidência da Junta de Freguesia de Santo António e Russell Sousa em São Pedro (ambas em Ponta Delgada, São Miguel).

As eleições autárquicas estão marcadas para o dia 12 de outubro.

 

PUB