O Sporting e o FC Porto, dois primeiros classificados, disputam no sábado o primeiro ‘clássico’ da edição 2025/26 da I Liga portuguesa de futebol, numa ronda em que Moreirense e Benfica também ambicionam registos 100% vitoriosos.
Após as três primeiras jornadas, os ‘leões’ e os ‘dragões’, assim como o Moreirense, têm os nove pontos possíveis, enquanto as ‘águias’, com menos um jogo, venceram as duas partidas realizadas.
O Estádio José Alvalade, em Lisboa, vai ser o palco do jogo ‘grande’ da ronda, com início às 20:30, com ambos os conjuntos com baixas e jogadores importantes em dúvida, como são os casos dos sportinguistas Maxi Araújo, Ousmane Diomande e Hidemasa Morita, e dos portistas Pepê, Martim Fernandes e Samu.
Antes da primeira paragem da época para os jogos das seleções, o Sporting vai tentar manter o registo recente frente ao FC Porto, com o qual não perde há sete encontros nos 90 minutos (foi derrotado na Supertaça de 2024 no prolongamento), sendo que, em casa, venceu os dois últimos jogos do campeonato e apenas perdeu duas vezes nas derradeiras 16 temporadas.
Depois de ter garantido a presença na fase de liga da Liga dos Campeões, ao eliminar os turcos do Fenerbahçe, o Benfica tenta no domingo a terceira vitória na I Liga, na visita ao recém-promovido Alverca, procurando, igualmente, manter a sua baliza imaculada, o que aconteceu sempre nos sete jogos oficiais que disputou até agora.
As duas equipas não se encontram para o campeonato desde 2003/04, quando o Benfica venceu por 3-0 em Alverca, onde triunfou em três das cinco visitas, encontrando agora uma equipa que apenas tem um empate até ao momento, na visita ao Estrela da Amadora (2-2), na última jornada.
Em igualdade com Sporting e FC Porto no topo da classificação, o Moreirense pode melhorar o já histórico registo do arranque da temporada, caso triunfe na curta viagem até Barcelos, para defrontar o Gil Vicente, sétimo posicionado, no encontro que abre a ronda, na sexta-feira.
Para fechar a jornada, no domingo, o Sporting de Braga, quarto posicionado e que hoje defronta o Lincoln Red Imps, no play-off da Liga Europa, quer regressar aos triunfos, depois do surpreendente empate caseiro com o AVS (2-2) na jornada anterior, visitando o Rio Ave (11.º), que apenas sabe empatar, somando duas igualdades em dois encontros. Os vila-condenses têm o encontro da jornada inaugural, com o Benfica, ainda em atraso e que será disputado em 23 de setembro.
A equipa de Vila das Aves, que ainda não tinha pontuado antes da visita a Braga, ocupa o 14.º e vai tentar voltar a surpreender no sábado, desta feita na receção ao Famalicão, que é quinto classificado, em igualdade com os ‘arsenalistas’, ainda sem derrotas, nem golos sofridos, feito em que apenas é ‘imitado’ por FC Porto e Benfica.
Ainda sem qualquer ponto, o Santa Clara (17.º), que hoje visita a Irlanda, para defrontar o Shamrock Rovers, no play-off da Liga Conferência, recebe no domingo outro dos conjuntos ainda sem triunfos, o Estrela da Amadora (12.º), que, contudo, ainda só perdeu com o Benfica.
O Tondela, também regressado à I Liga, está na 18.ª e última posição, também ainda sem pontos, e o Estoril Praia (13.º), com um em dois jogos disputados, jogam no domingo, tentando o primeiro triunfo, tal como o Nacional (16.º) no sábado, na visita ao Casa Pia (10.º).
O Vitória de Guimarães (nono) e o Arouca (oitavo) jogam no sábado no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, com ambos os conjuntos em busca da segunda vitória.
Programa da quarta jornada:
– Sexta-feira, 29 ago:
Gil Vicente – Moreirense, 20:15
– Sábado, 30 ago:
Casa Pia – Nacional, 15:30
AVS – Famalicão, 18:00
Vitória de Guimarães – Arouca, 18:00
Sporting – FC Porto, 20:30
– Domingo, 31 ago:
Tondela – Estoril Praia, 15:30
Alverca – Benfica, 18:00
Santa Clara – Estrela da Amadora, 19:30 locais (20:30 em Lisboa)
Rio Ave – Sporting de Braga, 20:30