Visitar o Dr. Henrique Aguiar é sempre um momento alto de amizade e de viagem pela nossa história. Mas, se este encontro tem lugar na Mata Jardim José do Canto, ganha uma dimensão extraordinária, já que mergulha nesta personagem fantástica do séc. XIX que foi José do Canto (1820-1898), o pai desta Mata Jardim, onde se encontra sepultado, juntamente com a sua mulher, na Capela de Nossa Senhora das Vitórias.
Esta Mata Jardim é um testemunho vivo do mundo das plantas e das árvores de várias proveniências e dimensões, fortemente enriquecidas pelo meio ambiente, pela qualidade da terra e pelo clima que prevalece no Vale das Furnas, mais concretamente na Lagoa das Furnas.
Se o fundador deste paraíso foi José do Canto, o Dr. Henrique Aguiar e a sua mulher, D. Margarida Hintze Ribeiro, são, na atualidade, quem defende e tem a seu cargo a conservação e renovação deste património. O Dr. Henrique Aguiar conhece cada planta endémica e cada árvore desta Mata Jardim, sendo, pois, um privilégio visitá-la na companhia deste seu guardião, o Dr. Henrique Aguiar, e também de Onésimo Almeida, que se encontra na ilha e é amigo de longa data do Dr. Henrique Aguiar.

Desfrutar da Capela de Nossa Senhora das Vitórias, do Vale dos Fetos, dos exemplares de canas verdadeiramente excecionais, do Salto do Rosal, do conjunto de cameleiras (algumas com dois séculos de vida), das plantas endémicas e de árvores como as azinheiras, que fazem inveja às mais desenvolvidas do Alentejo, e fazê-lo na companhia de amigos, é deveras reconfortante e inesquecível.
Nestes momentos, sinto-me açoriano de corpo inteiro e tenho muito orgulho na nossa história e nas nossas raízes.