O bicampeão em título Sporting ascendeu hoje, provisoriamente, à liderança da I Liga portuguesa de futebol, com o pleno de triunfos, ao golear em casa o Arouca por 6-0, em encontro da segunda jornada.

Ricardo Mangas, aos 20 e 50 minutos, o colombiano Luis Suárez, aos 31, de penálti, e 62, e Francisco Trincão, aos 45 e 76, ‘bisaram’ para os ‘leões’, num jogo marcado pela expulsão do forasteiro Dylan Nandín, aos 30.

O Sporting, que se tinha estreado com um 2-0 no reduto do Casa Pia, encabeça, provisoriamente, o quarteto de líderes, junto a Sporting de Braga, Famalicão e Moreirense, todos com seis pontos, enquanto o Arouca, após o 3-1 ao AVS, manteve-se com três.

 

Sporting continua bom arranque da I Liga com goleada na noite do ‘bis’

O Sporting manteve hoje o bom arranque na I Liga de futebol e na defesa do título nacional, ao receber e golear o Arouca (6-0), na segunda jornada, com três jogadores a assinarem dois golos, incluindo dois reforços.

Na estreia do renovado Estádio José Alvalade, que foi alvo de obras nos últimos meses, o colombiano Luis Suárez, aos 31 minutos, de grande penalidade, e 62, estreou-se na casa dos ‘leões’ com um ‘bis’, numa época em que chegou ao Sporting para fazer esquecer o sueco Viktor Gyökeres, que rumou ao Arsenal.

Numa partida em que o Arouca ficou cedo reduzido a 10 unidades, por expulsão de Dylan Nandín, aos 30 minutos, no lance que deu origem ao penálti, Ricardo Mangas também marcou dois, aos 20 e 50, igualmente na sua estreia em Alvalade.

Num arranque de temporada em que aparece em grande forma, depois de já ter marcado ao Casa Pia (2-0) na estreia, Trincão marcou também dois ao Arouca, aos 45 e 76 minutos, e saltou prematuramente para a liderança isolada dos melhores marcadores da I Liga.

Qualquer esperança que o Arouca tivesse de sair de Lisboa com pontos acabou com o lance de Nandín, em que foi preciso a intervenção do videoárbitro para castigar uma entrada mais violenta sobre Gonçalo Inácio na grande área. Os forasteiros passaram a atuar com menos um jogador e disso resultou o 2-0 para o Sporting.

O bicampeão nacional começa assim a I Liga com dois triunfos claros, e com um registo de oito golos e ainda nenhum sofrido, e segue para já no grupos dos lideres, com Sporting de Braga, Moreirense e Famalicão, todos vitoriosos nas primeiras duas ronda.

FC Porto ou Gil Vicente, que se defrontam na segunda-feira, no fecho da jornada, também se podem juntar à frente, enquanto o Benfica, que adiou o seu encontro da primeira ronda para 23 de setembro, venceu por 1-0 no reduto do Estrela da Amadora, no seu primeiro jogo na prova.

Com novo treinador, o espanhol Carlos Vicens, e a meio da tentativa que garantir um lugar na Liga Europa, o Sporting de Braga também segue 100% vitorioso na edição 2025/26 do campeonato, vencendo hoje fora o promovido Alverca, por 3-0.

Depois de bater em casa o Tondela, também recém-promovido, igualmente por 3-0, os ‘arsenalistas’ venceram no Ribatejo com tentos de Diego Rodrigues (11 minutos), Ricardo Horta (14) e do marroquino El Ouazzani (36), de grande penalidade.

Antigo técnico precisamente do Alverca, Vasco Botelho da Costa está a viver uma estreia no primeiro escalão muito positiva, mas ao serviço do Moreirense, com triunfo nos Açores por 1-0 face ao europeu Santa Clara, que parece estar a pagar o preço das eliminatórias de acesso à Liga Conferência.

O brasileiro Guilherme Schettine, antigo avançado do Santa Clara, fez, aos oito minutos, o golo do conjunto de Moreira de Cónegos, que acabou em nova derrota para os açorianos, que já tinham sofrido um desaire pesado com o Famalicão (3-0).

Em Vila do Conde, no primeiro jogo do dia, o Nacional, muito cedo reduzido a 10 jogadores, salvou um empate (1-1) perante o Rio Ave, que se estreou na competição.

O brasileiro Clayton adiantou os vila-condenses, agora comandado pelo grego Sotoris Silaidopoulos, aos 13 minutos, mas, aos 83, o venezuelano Jesús ‘Chuchu’ Ramírez empatou para o conjunto de Tiago Margarido, que viu Ulisses ser expulso aos 39.

 

PUB