A SATA Air Açores está a reorganizar a sua operação aérea após a greve do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), realizada no dia 15 de agosto, que obrigou ao cancelamento de 42 voos inter-ilhas, afetando cerca de três mil passageiros.
De acordo com a companhia, o objetivo é regularizar o tráfego aéreo o mais rapidamente possível. Até ao final desta sexta-feira, dia 16, a SATA prevê concretizar 101 voos inter-ilhas, incluindo ligações extraordinárias criadas para dar resposta aos passageiros prejudicados.
Dos viajantes afetados, cerca de 500 foram transportados em voos extraordinários até às 12h00, enquanto 900 foram reacomodados em voos entre as 12h00 e as 19h00. Outros 500 passageiros viajarão em voos extraordinários a realizar depois das 19h00, e cerca de 800 foram integrados em voos regulares da companhia. Os restantes 300 passageiros serão reacomodados em ligações previstas para sábado, 17 de agosto.
A SATA lembra que a paralisação dos trabalhadores do IPMA, marcada pelo não cumprimento dos serviços mínimos acordados, comprometeu de forma grave a mobilidade no arquipélago e afetou obrigações essenciais de serviço público.
A administração do Grupo SATA lamenta os transtornos causados aos passageiros e anunciou que irá agir judicialmente para ser ressarcida dos prejuízos provocados pela greve e pelo incumprimento dos serviços mínimos.