O presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, o social-democrata Pedro Nascimento Cabral, candidata-se a um segundo mandato para “dar continuidade ao trabalho de proximidade” e continuar a trabalhar com “seriedade, rigor e proximidade”.

Pedro Nascimento Cabral afirmou hoje que se apresenta às eleições autárquicas de outubro com “uma equipa coesa, representativa e preparada para dar continuidade ao trabalho de proximidade e de resultados que têm marcado a governação municipal”.

O cabeça de lista do PSD à maior autarquia dos Açores, que em democracia foi quase sempre liderada pelos sociais-democratas, referiu, citado numa nota de imprensa do partido, que lidera uma “lista coesa para dar continuidade ao trabalho de proximidade” no próximo mandato.

O social-democrata salientou que as equipas apresentadas pelo partido à Câmara Municipal, Assembleia Municipal e assembleias de freguesia do concelho “são fruto de um processo deveras participativo, baseado no diálogo com as pessoas e na escolha daqueles que melhor conhecem a realidade das suas freguesias”.

“Este é o PSD que conhece o terreno, que sabe ouvir e apresenta soluções concretas para os desafios locais. Não estamos aqui para prometer o impossível, mas para continuar a trabalhar com seriedade, rigor e proximidade, como sempre fizemos”, disse.

O candidato também se pronunciou sobre a campanha eleitoral, pretendendo que seja “um espaço de diálogo aberto e construtivo, onde se discute o futuro do concelho com seriedade e com base em propostas concretas, e não apenas em meros ‘slogans’”.

No dia em que a candidatura do PSD entregou as listas no tribunal, também assumiu que o momento “não é apenas um ato formal, mas um momento que simboliza a mobilização de todo um concelho em torno de um projeto político claro: continuar a servir Ponta Delgada”.

Os seus objetivos assentam na manutenção da “aposta na valorização das freguesias, no reforço da coesão social, na modernização dos serviços municipais e na promoção da qualidade de vida de todos os cidadãos”, esclareceu o advogado.

Pedro Nascimento Cabral foi deputado regional e presidente do grupo parlamentar do PSD na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA) entre 2020 e 2021, após o que passou a presidir aos destinos da Câmara Municipal de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

Ponta Delgada tem 24 freguesias distribuídas por 231,9 quilómetros quadrados e cerca de 67 mil habitantes, 28% da população açoriana.

O PSD presidiu quase sempre à Câmara de Ponta Delgada, com exceção do mandato 1989-1993, em que socialistas em coligação com o CDS-PP conquistaram a autarquia aos sociais-democratas.

Além de Pedro Nascimento Cabral, são conhecidas as candidaturas de Isabel Rodrigues (coligação Unidos por Ponta Delgada – PS/BE/PAN/Livre), Alexandra Cunha (IL), José Pacheco (Chega), Sónia Nicolau (movimento Ponta Delgada para Todos) e Henrique Levy (CDU).

Nas autárquicas de 2021, o PSD assegurou a presidência da Câmara Municipal de Ponta Delgada com 48,76 % dos votos expressos, o que valeu cinco mandatos.

O PS assegurou 37,33% dos votos, sendo quatro os seus mandatos, tendo ainda concorrido o BE (2,74 %), a IL (2,71 %), o PAN (2,03 %), o Chega (1,92 %) e a CDU (1,19 %).

Na Assembleia Municipal (51 membros), onde existem seis grupos e representações municipais (PSD, PS, IL, BE e os independentes Santa Clara Vida Nova e Sempre Candelária), os sociais-democratas têm 25 mandatos.

As eleições autárquicas estão agendadas para 12 de outubro.

 

PUB