O atual deputado na Assembleia Legislativa dos Açores Francisco Gaspar é o candidato social-democrata à Câmara Municipal da Povoação, na ilha de São Miguel, detida pelo PS, visando “melhorar a vida” da população, colocando o concelho em “primeiro lugar”.
Em declarações à Lusa, o candidato disse que pretende “colocar a Povoação em primeiro lugar, coisa que não tem sido feita há mais de uma década”, com “reflexos nas condições de vida dos povoacenses”.
Francisco Gaspar, atual deputado ao parlamento dos Açores, considera que a Povoação “tem piorado em quase todos os indicadores de qualidade de vida e tem o seu futuro ameaçado”, daí a necessidade “de mudar”.
O social-democrata diz possuir um “conjunto alargado de propostas concretas e com impacto real” relativas à habitação, emprego, educação, apoio aos jovens, empreendedorismo e turismo, entre outros setores.
O candidato diz que a equipa que conseguiu reunir nas listas do PSD, “determinada, competente e muito abrangente (com cerca de 90 por cento de independentes)”, assegura “o compromisso sério” e imperativo para “sair do rumo certo para a desgraça onde a Povoação está há demasiados anos”.
O candidato possui 57 anos, é casado, sendo oficial dos Registos e do Notariado, assumindo atualmente as funções de deputado regional e vereador na Povoação.
Francisco Gaspar vai defrontar a 12 de outubro o atual presidente da Câmara Municipal da Povoação, o socialista Pedro Melo, que se recandidata.
Nas autárquicas de 2021, o PS venceu com 65,3% dos votos expressos, assegurando quatro mandatos no executivo municipal, contra um do PSD (31,6%), tendo ainda apresentado candidatos o PCP (0,66%) e o Chega (0,30%).