Autor: PM | Foto: CMPD

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, assinou novos contratos para a instalação de empresas no espaço da StartUp PDL, reforçando o compromisso da autarquia com a promoção do empreendedorismo e o apoio a jovens negócios.

Na cerimónia, que decorreu nas instalações da incubadora municipal, no Azores Park, o autarca sublinhou que “Ponta Delgada é hoje um território mais atrativo para o desenvolvimento de projetos inovadores”, resultado de “uma visão estratégica que privilegia a criação de oportunidades concretas que se traduzem em progresso económico”.

Com esta nova vaga de contratos, passam a integrar a StartUp PDL duas empresas: a Azores Lab, dedicada a serviços de web design, vídeo, fotografia e gestão de redes sociais, e a Robin dos Bosques, vocacionada para formação profissional nas áreas da saúde e exercício físico.

Pedro Nascimento Cabral frisou a importância de continuar a investir em estruturas “capazes de acompanhar quem dá os primeiros passos no mundo empresarial”, defendendo o empreendedorismo como “alavanca fundamental para a criação de emprego, fixação de talento e produção de valor económico duradouro”.

O autarca destacou ainda as condições fiscais únicas oferecidas pelo município, com taxa de derrama de apenas 1% e isenção total para lucros até 150 mil euros, “um sinal claro de confiança e incentivo a quem quer investir no concelho”.

Criada pelo atual executivo, a StartUp PDL é um espaço dinâmico destinado a projetos com potencial económico que contribuam para a diversificação e qualidade da atividade empresarial em Ponta Delgada. A par desta iniciativa, a autarquia criou o Gabinete de Estudos Económicos e Apoio Empresarial (GEEAE), que apoia a criação de novas ideias de negócio, orienta empresários na identificação de apoios e reforça a atratividade do concelho junto de investidores.

Segundo dados da Informa DB, entre 2021 e 2023 o volume de negócios das empresas de Ponta Delgada cresceu 800 milhões de euros, foram criados mais 1.900 postos de trabalho no setor privado e surgiram 60 novas empresas.

PUB