A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada (AHBVPD) comemorou o seu 146.º aniversário, numa cerimónia que contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Nelson Santos, que reafirmou o compromisso sólido da autarquia com a instituição e anunciou medidas concretas para reforçar a presença operacional no concelho a partir de 2026.
Apesar de a corporação não ter ainda a designação formal de “Bombeiros de Lagoa”, o autarca sublinhou que, “pela história, pela proximidade e, sobretudo, pelo serviço prestado à comunidade”, esta é também uma equipa que serve diariamente a população lagoense.
Nelson Santos destacou que o município investe, anualmente, cerca de quatro euros por habitante no apoio aos bombeiros – um dos valores mais elevados da Região em termos per capita – e revelou que a autarquia pretende evoluir dos atuais acordos anuais para acordos plurianuais, garantindo maior previsibilidade, estabilidade e segurança no planeamento.
Segundo o vice-presidente, está já acordado com a Associação que, em 2026, a Lagoa terá uma presença operacional permanente, instalada em espaço cedido pela autarquia. O núcleo inicial incluirá uma Ambulância de Transporte de Doentes (ABTD), um Pronto Socorro Ligeiro com reservatório e um Veículo Ligeiro de Combate a Incêndios, com as respetivas tripulações.
Nelson Santos apelou ainda para que o programa Açores 2030 integre de forma mais efetiva o papel das autarquias na proteção civil, permitindo financiamento para a aquisição de meios. Caso isso não seja possível, garantiu que o município avançará com fundos próprios para dotar a Lagoa de equipamentos essenciais.
Apesar de os tempos de resposta no concelho estarem dentro dos parâmetros definidos pelo Serviço Regional de Proteção Civil, o autarca defendeu que “vale a pena investir ainda mais, para que uma boa resposta se torne excelente e para que o futuro esteja sempre um passo à frente das necessidades”.
Encerrou a sua intervenção frisando que “honrar o passado é também investir no futuro” e manifestando orgulho na ligação entre a Lagoa e os Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, esperando que no futuro se reconheça que “em 2025, demos todos em conjunto um passo que mudou para melhor a forma como cuidamos uns dos outros”.