A cidade de Fall River, no estado de Massachusetts (EUA), recebe nos dias 25 e 26 de agosto a segunda parte do I Fórum Global do Espírito Santo, uma iniciativa dedicada ao estudo, valorização e promoção de uma das mais marcantes tradições da identidade açoriana – o culto ao Divino Espírito Santo.
Depois de Ponta Delgada ter sido o ponto de partida do fórum, no passado mês de julho, por ocasião das Grandes Festas do Divino Espírito Santo da cidade, esta segunda etapa da iniciativa, organizada pela Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, através da Direção Regional das Comunidades, reúne novamente especialistas e responsáveis de diferentes países para partilhar experiências sobre a organização e as celebrações desta tradição no Brasil, Canadá, Estados Unidos, Portugal continental e Açores.
As sessões, que terão lugar na Casa dos Açores de Nova Inglaterra, pretendem reforçar e valorizar as dimensões religiosa, cultural, social e económica do culto, evidenciando tanto as diferenças como as semelhanças das suas múltiplas expressões no espaço transatlântico.
A sessão de abertura está marcada para as 10h00 de 25 de agosto e contará com a presença de Luís Garcia, Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, José Andrade, Diretor Regional das Comunidades, Pedro Folgado, Presidente da Câmara Municipal de Alenquer, e Francisco Viveiros, Presidente da Casa dos Açores de Nova Inglaterra.
Seguidamente, a primeira sessão contará com as comunicações de Pedro Furtado, coordenador das Grandes Festas do Espírito Santo de Ponta Delgada, Márcia Sousa da Ponte, presidente das Grandes Festas do Espírito Santo da Nova Inglaterra, e Roseli Pereira, coordenadora do Ciclo do Divino de Santa Catarina (Brasil).
No dia 26, à mesma hora, a segunda sessão será dedicada às festas do Espírito Santo em diferentes geografias – Portugal, Brasil, Estados Unidos e Canadá – com intervenções de Hélder Fonseca Mendes, Lélia Nunes, Tony Goulart e Ilda Januário, respetivamente.
O I Fórum Global do Espírito Santo acompanha as três maiores festas representativas desta manifestação religiosa nos Açores, na América do Norte e na América do Sul: as Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, as Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra e a Grande Festa do Ciclo do Divino de Santa Catarina.
Para o Governo dos Açores, esta ação representa mais um passo no fortalecimento dos laços com a diáspora, utilizando como elo uma das expressões mais emblemáticas da cultura açoriana, mantendo viva a tradição e garantindo a sua projeção futura para além do arquipélago.