O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, associou-se este sábado à homenagem promovida pelo concelho do Nordeste, em São Miguel, a Monsenhor Augusto Cabral, natural da freguesia da Lomba da Fazenda e falecido a 21 de dezembro de 2016, cuja vida e obra descreveu como “uma oportunidade de inspiração” pela vocação e serviço enquanto “educador da fé e da atitude, do serviço às pessoas contra o egoísmo”.
A cerimónia, organizada pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e presidida pelo Bispo de Angra, D. Armando Esteves, incluiu a celebração eucarística, o descerramento da placa toponímica que atribui o nome de Largo Monsenhor Augusto Cabral ao antigo Largo da Igreja e a inauguração de um busto em bronze, da autoria de José Carlos Almeida, instalado no mesmo espaço.
Nascido a 16 de janeiro de 1937 na Fazenda do Nordeste, Monsenhor Augusto Cabral exerceu a atividade sacerdotal durante 57 anos, ocupando cargos de destaque na Igreja, entre os quais Vigário-geral da Diocese de Angra, Reitor do Seminário Episcopal de Angra, Delegado do Serviço Diocesano da Evangelização e Catequese em São Miguel, Diretor do Secretariado Nacional da Educação Cristã e Reitor do Santuário da Esperança, em Ponta Delgada.
Para José Manuel Bolieiro, “o lugar é distinto, mas a personalidade que lhe dá agora o nome elevará a dignidade deste espaço”, considerando acertada a decisão de associar a toponímia à homenagem a alguém que “honra a comunidade”. O líder do Executivo açoriano destacou o reconhecimento conjunto da Paróquia, da freguesia, do concelho, da Diocese de Angra e da Região Autónoma dos Açores a “uma referência para muitas gerações”, afirmando que “o reconhecimento é valioso porque distingue também os que homenageiam de forma justa os merecedores desta distinção”.
Dirigindo-se à família do homenageado, representada por João Fagundo, Bolieiro deixou “uma palavra de estima e orgulho”, sublinhando ser uma honra testemunhar a valorização de alguém que “se distinguiu pela sua obra, dando de si à comunidade em vez de pensar em si”.
Na sessão, o padre Jorge Ferreira, Diretor Espiritual no Pontifício Colégio Português em Roma e colaborador no Dicastério para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, recordou Monsenhor Augusto Cabral como alguém que “valorizava o papel da cultura como meio de desenvolvimento humano”, tendo pertencido ao Instituto Açoriano de Cultura. Destacou ainda o empenho do sacerdote na resolução de dificuldades que afetaram, ao longo das décadas, famílias e instituições públicas, sociais, culturais e desportivas da Lomba da Fazenda, sendo “um homem que tanto amou esta comunidade”.
A homenagem contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Nordeste, António Miguel Soares, do Presidente da Assembleia Municipal, Rogério Frias, do Presidente da Junta de Freguesia da Lomba da Fazenda, Rafael Moniz Vieira, e do deputado à Assembleia Legislativa dos Açores, Flávio Soares, entre outros representantes de entidades e instituições.