Autor: PM | Foto: CDS/PP

O presidente do CDS-PP/Açores, Artur Lima, congratulou-se hoje com a apresentação do estudo prévio para a criação do Núcleo Museológico dos Cabos Submarinos, que será instalado na Trinity House e na Joint Cable Station, na ilha do Faial. O dirigente considera tratar-se de “um passo decisivo” para concretizar uma proposta apresentada pelo partido e aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa Regional em 2013.

“Foi com o Governo da Coligação que este projeto começou a avançar de forma concreta e vai finalmente tornar-se realidade”, afirmou, lamentando que “o Faial tenha visto este espaço museológico ser adiado durante tanto tempo, apesar da sua relevância histórica e cultural”.

O líder democrata-cristão sublinhou que “compromisso é executar, não apenas anunciar” e expressou orgulho por ver “um projeto nascido de uma proposta do CDS-PP ganhar forma após tantos anos de espera”.

Artur Lima salientou que o futuro núcleo museológico “valoriza uma época em que os Açores, e particularmente o Faial, estiveram no centro do mundo das comunicações globais, graças aos cabos submarinos que ligavam continentes e encurtavam distâncias”.

“Os cabos submarinos são um testemunho vivo da nossa ligação ao mundo e do papel central que tivemos na história das telecomunicações. Este espaço vai preservar essa memória e projetá-la para o futuro, integrando-a num roteiro cultural e turístico com elevado potencial”, acrescentou.

O presidente do CDS-PP/Açores reforçou ainda que o partido “se orgulha de ver concretizadas propostas suas”, demonstrando que a coligação que integra “faz avançar os Açores também nas políticas culturais”.

“Quando há visão, determinação e compromisso, projetos estruturantes como este tornam-se realidade. É assim que se honra a nossa história e se prepara o futuro”, concluiu.

PUB