A Câmara Municipal de Vila Franca do Campo lamentou esta sexta-feira o que considera ser “desconhecimento” da candidatura do PSD/Açores à presidência da autarquia relativamente à criação do Grupo de Trabalho Científico para a Valorização do Ilhéu de Vila Franca do Campo e repudiou o que classifica como “aproveitamento político” desta iniciativa.
Em comunicado, o município acusa o PSD de “criar uma encenação pública sem sentido de responsabilidade”, entendendo tratar-se de uma tentativa “falhada” de influenciar a opinião pública, sem beneficiar a imagem do concelho.
O grupo de trabalho, de caráter independente, integra dois docentes da Universidade de Coimbra, dois da Universidade dos Açores, um representante da Câmara Municipal e um representante do Parque Natural da Ilha de São Miguel, por proposta do Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática. Desde o início, conta também com a parceria do Clube Naval de Vila Franca do Campo.
Criado para desenvolver uma proposta interpretativa e multidisciplinar, o projeto visa valorizar o património natural, histórico e cultural do ilhéu. Segundo a autarquia, esta é uma iniciativa pensada desde 2023 e “acarinhada desde a primeira hora”, cujo trabalho científico “vai para além do ciclo eleitoral”.