O Partido Socialista anunciou Ricardo Martins Mota como candidato à presidência da Assembleia Municipal de Lagoa, nas próximas eleições autárquicas.
Segundo o candidato socialista à Câmara Municipal de Lagoa, Frederico Sousa, o cabeça de lista “é um reconhecido empresário lagoense que, pela sua integridade, seriedade e forma ponderada e assertiva de estar, detém o respeito e o carinho dos lagoenses, apresentando-se com o perfil adequado para desempenhar as funções de futuro presidente do órgão deliberativo do município”.
Frederico Sousa acrescenta que Ricardo Martins Mota “é uma pessoa que agrega consensos e que irá promover um diálogo profícuo para o bom desenvolvimento e progresso do concelho, honrando o nome da Lagoa e de todos os anteriores presidentes da Assembleia Municipal”.
Com 54 anos, casado e farmacêutico de profissão, Ricardo Martins Mota é licenciado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (1996) e possui uma pós-graduação em Gestão Financeira para Farmácias pela Escola de Pós-Graduação em Saúde e Gestão. É proprietário de diversas farmácias, diretor técnico da Farmácia Mântua e gerente de várias sociedades comerciais. Em 2017, integrou, a convite da Bastonária dos Farmacêuticos, o Grupo Profissional de Farmácia Comunitária da Ordem dos Farmacêuticos.
Na vida autárquica, foi vice-presidente da Câmara Municipal de Lagoa entre 2017 e 2021 e presidiu à Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Santo António – Lagoa (2015-2019). Entre 2013 e 2015, desempenhou funções de vogal no Conselho de Administração da Proconfar SA.
A sua ligação ao associativismo é marcada por décadas de atividade. É sócio fundador de várias instituições lagoenses, como o Clube Náutico de Lagoa, o Nelag – Núcleo de Empresários da Lagoa, o Instituto Cultural Padre João José Tavares e o Agrupamento de Escuteiros n.º 98. Presidiu ao Clube Náutico de Lagoa (1998-2005) e ao Nelag (2004-2013), sendo responsável pelo lançamento da publicação NelagNews.
Atualmente, preside à Mesa da Assembleia Geral do Nelag, do Instituto Cultural Padre João José Tavares, do Clube Náutico de Lagoa e do Centro Sócio Cultural de São Pedro.
O PS de Lagoa considera que a candidatura de Ricardo Martins Mota e da sua equipa será um contributo “muito forte” para o projeto político liderado por Frederico Sousa no concelho.