O Comando Regional da Polícia de Segurança Pública dos Açores informou que, no âmbito da atividade operacional desenvolvida entre 1 e 7 de agosto de 2025, foram detidas 22 pessoas nas Divisões Policiais de Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta, além da realização de três operações de fiscalização e do registo de 62 acidentes rodoviários, que provocaram 15 feridos e diversos danos materiais.
Na Divisão Policial de Ponta Delgada foram detidas 12 pessoas, todas do sexo masculino. Entre estas, destaca-se a detenção de um homem de 33 anos, na Ribeira Grande, por suspeita dos crimes de ameaças, tentativa de agressão a agente de autoridade e danos. Foram ainda detidos oito indivíduos, com idades entre 26 e 66 anos, em vários concelhos da ilha de São Miguel, por suspeita de condução sob o efeito de álcool ou sem habilitação legal. Três outras detenções ocorreram em execução de mandados judiciais nos concelhos de Vila Franca do Campo, Lagoa e Ribeira Grande, para assegurar a presença dos detidos em diligências processuais em tribunal.
Na Divisão Policial de Angra do Heroísmo foram detidas seis pessoas, de ambos os sexos. Entre os casos registados está a detenção de um homem de 27 anos, na Praia da Vitória, por suspeita de violência doméstica, e de dois indivíduos de 32 anos, em Angra do Heroísmo, um por condução sem habilitação legal e outro por cumplicidade no mesmo crime. Foi ainda detido um homem de 36 anos, em Angra do Heroísmo, por suspeita de furto em interior de residência, outro da mesma idade na Praia da Vitória, por desobediência, e um homem de 48 anos, no concelho de Angra do Heroísmo, em cumprimento de mandado judicial, para cumprimento de pena de dois anos e um mês de prisão efetiva por violência doméstica.
Na Divisão Policial da Horta foram detidos quatro homens, com idades entre 31 e 39 anos, nos concelhos da Horta, Santa Cruz das Flores e Madalena do Pico, por suspeita de condução sob efeito de álcool ou sem habilitação legal. A PSP realizou também três operações de fiscalização rodoviária e de segurança privada nas Lajes do Pico, Horta e São Roque do Pico, detetando duas infrações ao Código da Estrada e ao regime jurídico da segurança privada.