Autor: PM | Fotos: BE/A

O Bloco de Esquerda apresentou Pedro Amaral, estudante de 23 anos, como candidato à Câmara Municipal de Vila do Porto nas próximas eleições autárquicas. Paulo Sanona encabeçará a lista à Assembleia Municipal, numa candidatura que pretende criar “um espaço alternativo” de participação cívica e política na ilha de Santa Maria.

A candidatura do Bloco aposta num modelo de envolvimento direto da população, com sessões públicas abertas à participação de todos os marienses. “Queremos que o bem-estar esteja no centro das decisões, e isso começa já na campanha”, afirmou Pedro Amaral, sublinhando que o projeto bloquista inclui a colaboração de muitos independentes.

Segundo o cabeça de lista à autarquia, esta proposta visa pensar Santa Maria a longo prazo, evitando soluções avulsas e defendendo uma visão estratégica para o futuro da ilha. “O nosso programa terá uma organização estruturalmente diferente, porque queremos mudar estruturalmente a nossa política”, explicou.

Pedro Amaral destacou ainda a importância do diálogo como base de trabalho, propondo a convergência entre agentes locais – empresas, associações e outras entidades – na construção de uma estratégia comum para o desenvolvimento sustentável da ilha.

Entre as propostas estruturantes avançadas pela candidatura, destaca-se a criação de condições para o reaproveitamento gratuito de águas residuais tratadas, destinadas ao consumo não doméstico. A medida pretende contribuir para mitigar os efeitos da escassez de água em Santa Maria e dinamizar a atividade económica local.

Para além da Câmara Municipal, Pedro Amaral concorre também à Junta de Freguesia de Vila do Porto. Paulo Sanona será candidato à Junta de Freguesia de São Pedro.

A candidatura integra ainda Martim Victório, como número dois à Câmara Municipal; Isaura Braga, número dois à Assembleia Municipal; António Andrade à Assembleia de Freguesia de São Pedro e Rosália Chaves à Assembleia de Freguesia de Vila do Porto.

PUB