O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, participou este domingo, na cidade da Horta, na cerimónia de entrega de prémios da Atlantis Cup® – Regata da Autonomia 2025, sublinhando o simbolismo da prova náutica como “reflexo do percurso da Autonomia Regional”.
Na sua intervenção, Luís Garcia comparou a exigência e o espírito colaborativo da regata ao próprio modelo autonómico açoriano, salientando que “a Regata da Autonomia assemelha-se à nossa própria viagem autonómica: para ser bem-sucedida, cada um tem de cumprir a sua função com responsabilidade e rigor”.
Dirigindo-se às tripulações, organizadores e entidades envolvidas, o Presidente do Parlamento açoriano reforçou que o verdadeiro desafio da Autonomia está na ambição e no brio de fazer bem aquilo que tem de ser feito, apelando a um esforço coletivo em nome do bem comum.
A cerimónia decorreu no final da etapa entre a ilha Graciosa e a ilha do Faial, reunindo tripulações, dirigentes náuticos, autoridades regionais e locais, num momento que, segundo Luís Garcia, simboliza uma “exemplar união de esforços entre clubes navais, autarquias, empresas e instituições”, destacando ainda a cooperação inter-ilhas como marca identitária da Atlantis Cup.
A edição de 2025 da regata contou com a participação de 27 embarcações, decorrendo entre os dias 26 de julho e 3 de agosto, numa organização conjunta do Clube Naval da Horta, em parceria com o Clube Naval de Ponta Delgada, Angra Iate Clube, Clube Náutico de Angra e Clube Naval da Graciosa.
A Atlantis Cup® – Regata da Autonomia conta, desde 2002, com o alto patrocínio da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, afirmando-se como um evento desportivo e simbólico que une o arquipélago através do mar e dos valores da autonomia.