A partir de hoje, sexta-feira, os combustíveis ficam mais caros nos Açores. O preço da gasolina e do gás butano sobe cerca de dois cêntimos por litro/quilo, enquanto o gasóleo regista um aumento mais acentuado, de 5,8 cêntimos por litro, segundo despacho publicado em Jornal Oficial.

O Governo Regional justifica o ajustamento no preço máximo de venda ao público com as “recentes variações no mercado internacional das cotações de referência dos produtos petrolíferos e energéticos”.

A maior subida verifica-se no gasóleo rodoviário, que passa a custar 1,456 euros por litro – mais 5,8 cêntimos do que em julho. Esta atualização surge após quatro meses consecutivos de redução, período em que o gasóleo caiu de 1,506 euros (em março) para 1,398 euros (em julho).

Também o gasóleo colorido e marcado, utilizado na agricultura e nas pescas, sobe igualmente 5,8 cêntimos por litro. O preço para a agricultura passa a ser de 1,085 euros por litro e para a pesca de 0,895 euros por litro.

Já a gasolina sobe 2,1 cêntimos, fixando-se agora nos 1,595 euros por litro. Apesar deste aumento, os preços da gasolina têm-se mantido relativamente estáveis nos últimos meses: em março custava 1,58 euros e em julho 1,574 euros.

O gás butano, após ter descido 27,6 cêntimos por quilo entre março e julho, volta a subir em agosto. O aumento é de dois cêntimos por quilo (ou 2,1 cêntimos se for a granel).

Assim, o gás butano vendido ao público em garrafas de 26 litros ou mais passa a custar 1,639 euros por quilo. Em garrafas de 24 litros construídas em materiais leves (até oito quilos de vasilhame), o preço sobe para 1,835 euros por quilo. O gás butano canalizado custa também 1,639 euros por quilo e o gás a granel 1,237 euros por quilo.

Os preços máximos dos combustíveis nos Açores são atualizados no primeiro dia de cada mês e refletem a variação mensal do Preço Europa (PE).

PUB