O técnico de manutenção mecânica Ricardo Toste é o cabeça de lista do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal da Praia da Vitória e assume como objetivo “dar mais vida” ao concelho açoriano.
Em comunicado, o candidato dá exemplos de medidas propostas pelo BE que “estão a fazer a diferença na Praia da Vitória”, para apelar à eleição para os órgãos municipais do concelho.
Entre os exemplos referidos por Ricardo Toste da “importância que o Bloco tem tido no município” estão o “processo que salvou os postos de trabalho da [cooperativa] Praia Cultural” e a “recuperação dos bairros americanos para habitação”.
“Perante a difícil situação financeira da autarquia, o executivo do PSD e do CDS queria despedir 37 trabalhadores [na cooperativa Praia Cultural]. Foi a insistência do Bloco, que levou o assunto ao parlamento dos Açores, que permitiu encontrar a solução de integração na administração pública, que evitou os despedimentos”, afirma.
O candidato do BE lembra a greve marcada na empresa municipal Praia Ambiente, em contestação contra aumentos salariais acima do acordado a quatro funcionários, para acusar a atual autarca da coligação PSD/CDS-PP de voltar “a mostrar o desrespeito que tem pelos trabalhadores”.
Por outro lado, alega que “se hoje as casas dos bairros americanos estão a ser requalificadas para estarem disponíveis para habitação é também devido a uma proposta que o Bloco de Esquerda levou ao parlamento e que foi aprovada em 2019, mas que só agora está a ser implementada”.
Em causa está a reabilitação de 92 casas do bairro Nascer do Sol, cedido pela Força Aérea norte-americana ao Governo português, aquando da redução militar na Base das Lajes.
As habitações, que já começaram a ser reabilitadas pelo Governo Regional dos Açores, com fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), serão disponibilizadas para arrendamento com opção de compra.
Segundo Ricardo Toste, o PS, que liderou o município durante 16 anos, “deixou a Praia da Vitória estagnada e numa situação financeira difícil”, mas a coligação PSD/CDS-PP, que tomou posse em 2021, “não trouxe a mudança necessária”.
“A primeira medida da iniciativa da presidente Vânia Ferreira foi arrumar todas as suas promessas na gaveta, atirando as culpas para o anterior executivo. Mas, as pessoas não querem desculpas, querem soluções”, salienta o candidato do Bloco.
Técnico de manutenção mecânica, Ricardo Toste, de 54 anos, é representante dos trabalhadores para a segurança e saúde no trabalho na empresa Eletricidade dos Açores (EDA) e dirigente sindical.
Já foi cabeça de lista do partido às eleições legislativas regionais dos Açores pelo círculo eleitoral da ilha Graciosa.
Em 2021, a coligação PSD/CDS-PP venceu as eleições autárquicas na Praia da Vitória, elegendo quatro mandatos, com 45,39% dos votos. O PS ficou em segundo lugar, com 41,8%, elegendo três vereadores.
A candidatura independente “Esta é a nossa Praia”, liderada por um ex-vereador socialista, ficou em terceiro lugar com 9,83%, seguindo-se Chega (1,37%), BE (0,86%) e CDU (0,7%).
Na Assembleia Municipal, incluindo presidentes de juntas de freguesia, a coligação PSD/CDS-PP tem 16 deputados, o PS 14 e o grupo “Esta é a nossa Praia” dois.
Para as eleições autárquicas de 12 de outubro já foram anunciadas as candidaturas da atual autarca, Vânia Ferreira, pela coligação PSD/CDS-PP, de Marco Martins, pelo PS, e de Francisco Lima, pelo Chega.