É já no próximo domingo dia 3 de Agosto de 2025 que abre a caça ao Coelho bravo e aos Pombos-das-rochas na ilha de São Miguel, numa época de caça longa, já que se prolonga no caso dos Pombos-das-rochas até 25 de Fevereiro de 2026.
O ato cinegético pode ser praticado com limites e regras expressas na lei geral e especificamente nos Calendários Venatórios, que são de leitura obrigatória para todos os Caçadores.
Fazemos votos para que esta época cinegética de 2025-2026 seja marcada pelo respeito das regras de segurança, respeito pelos animais, incluindo os cães de caça e as espécies cinegéticas permitidas no ato Venatório, uma forte componente social, ética, respeito pelo ambiente e uma vivência cooperativa saudável com os agricultores no controlo com responsabilidade da dinâmica populacional das espécies a caçar.
A caça quando exercida no respeito dos outros e do nosso meio envolvente, incluindo os animais, é um ato natural e não pode ser encarada como uma barbárie.
Lembremo-nos da introdução de Vírus para controlar por exemplo o coelho bravo que o levou à sua extinção em muitas partes do Globo e mesmo aqui nos Açores dizimou milhares e milhares de coelhos bravos, sendo que na maioria das ilhas do Arquipélago dos Açores ainda não recuperou.
É sempre preferível esta cooperação com os agricultores do que outras soluções mais radicais e que merecem a nossa condenação.
Votos de uma Boa época cinegética em Segurança.