A edição de 2025 da Atlantis Cup – Regata da Autonomia entrou esta semana em velocidade de cruzeiro com um dia inteiramente dedicado ao Campeonato Regional de Vela de Cruzeiro, em Angra do Heroísmo. A competição, organizada na classe ORC, contou com duas regatas técnicas, vencidas pelo Super Açor Xis, embarcação de Gonçalo Botelho, que assume agora isolado a liderança da geral.
Com vento leste a marcar presença ao largo de Angra, o Super Açor Xis dominou as condições e distanciou-se dos restantes concorrentes. O Jolly Jumper, de Rui Terra, ocupa a segunda posição da classificação, seguido de Soraya, comandado por Frederico Rodrigues.
Na classe NHC, disputada em regata costeira, a vitória na segunda prova foi conquistada pelo Funbel-Nacex, de António Noronha, que superou o Flicka por uma diferença mínima de apenas 20 segundos, após a correção de tempos. Apesar da vitória do Funbel-Nacex, o Flicka mantém-se no topo da classificação da classe, com o Funbel a surgir agora em segundo lugar.
A Atlantis Cup 2025 prossegue esta quinta-feira, 31 de julho, com a partida da frota de 27 embarcações rumo à ilha Graciosa, naquela que será a segunda regata oceânica da prova. O encerramento da regata está marcado para o dia 3 de agosto, na cidade da Horta, ilha do Faial.
A Atlantis Cup – Regata da Autonomia 2025 é organizada pelo Clube Naval da Horta, em parceria com o Clube Naval de Ponta Delgada, Angra Iate Clube, Clube Náutico de Angra do Heroísmo e Clube Naval da Graciosa, contando com o Alto Patrocínio da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.