PUB

A deputada regional Isabel Teixeira, de 61 anos, é a candidata do PS à Câmara de Velas, São Jorge, nas eleições de outubro, assumindo que a candidatura resulta de um “compromisso sincero” com o concelho e as pessoas.

“Sou natural deste concelho, cresci entre as suas gentes, paisagens e tradições. Candidato-me porque acredito no futuro das Velas. Esta candidatura resulta, naturalmente, da vontade de uma equipa que pretende trabalhar ‘mais para as pessoas, trabalhar mais com o concelho e para o concelho’”, afirmou hoje a candidata socialista à agência Lusa.

Isabel Teixeira lidera “uma candidatura de proximidade, aberta, pluralista, humanista, com vários candidatos independentes”.

PUB

O atual presidente do município, Luís Silveira (CDS-PP), não pode recandidatar-se por limite de mandatos.

“Este é um novo ciclo para o concelho das Velas. O PS apresenta a sua candidatura assente em propostas e ideias onde todos fazem parte. Assim, a minha candidatura resulta de um compromisso sincero com este concelho e com as pessoas”, acrescentou.

A socialista, que foi vereadora nos mandatos 2005/2009 e 2009/2013, salientou que coloca, uma vez mais, a sua experiência, dedicação e conhecimento, ao serviço do concelho, para “promover uma gestão autêntica, próxima e centrada nas necessidades de todos e todas”.

Para Isabel Teixeira, o município de Velas, na ilha de São Jorge, viveu, ao longo dos últimos mandatos, uma fase de investimentos em infraestruturas e obras públicas, com “intervenções importantes que contribuíram para o desenvolvimento e valorização” do território.

“Este esforço anterior permitiu dotar o concelho de uma base estrutural mais sólida, mas há desafios que persistem – e que não se resolvem apenas com betão. Problemas como a desertificação populacional, o envelhecimento demográfico, a falta de oportunidades para os jovens, as lacunas na oferta de saúde, a falta de capacidade das instituições com as valências de creche e ATL, entre outros, exigem uma nova abordagem, mais centrada no desenvolvimento social, económico e humano”, salientou.

Para a candidata do PS, “é fundamental agora apostar na coesão territorial e na criação de condições” para que os jovens possam ali viver, trabalhar e constituir família, com apostas na habitação acessível, na criação de programas municipais de arrendamento jovem, incentivos à reabilitação de imóveis devolutos, lançamento de loteamentos a preços acessíveis e o apoio à instalação de empresas, entre outras medidas.

“Outro domínio que carece de uma intervenção mais estratégica é a saúde. A falta de profissionais e a dificuldade de acesso a cuidados de saúde primários têm causado preocupação entre os munícipes”, apontou.

A deputada regional e candidata socialista à liderança da autarquia das Velas reconhece também que o concelho “encontra-se numa fase em que é necessário reequilibrar as prioridades”.

“Depois de um ciclo marcado pela transformação física do território, o futuro deverá passar pela valorização das pessoas, da qualidade de vida e da coesão social. Só assim será possível construir um concelho mais inclusivo, atrativo e preparado para os desafios das próximas gerações”, defendeu.

Isabel Teixeira é inspetora da Segurança Social e já foi presidente da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Velas, tendo ainda sido presidente da Assembleia Municipal no mandato de 2013/2017 e deputada municipal no mandato de 2017/2021.

O atual executivo camarário das Velas é composto por quatro eleitos do CDS-PP e um do PS.

Nas autárquicas de 2021, o CDS-PP venceu com 66,3% dos votos e o PS obteve 27,2%.

Além de Isabel Teixeira, é já conhecida a candidatura de António Machado (CDU, coligação PCP/PEV) à presidência da Câmara Municipal das Velas.

As eleições autárquicas estão marcadas para 12 de outubro.

PUB