Autor: PM | Foto: CMRG
PUB

A Câmara Municipal da Ribeira Grande procedeu à instalação de oito novos pontos de carregamento de viaturas elétricas, no âmbito da sua política de incentivo à mobilidade sustentável e de aposta em soluções ambientais mais limpas.

Com esta medida, o concelho passa a dispor de um total de 19 pontos de carregamento, posicionando-se na linha da frente entre os municípios dos Açores no que respeita à infraestrutura de apoio à mobilidade elétrica.

Os novos equipamentos integram a rede nacional Mobi-E e estão distribuídos por diversas freguesias do concelho, nomeadamente: Pico da Pedra (avenida da Paz, junto à igreja), Rabo de Peixe (largo do Coreto), Ribeira Seca (rua da Saudade e rua do Mourato, junto ao CEMPA), Conceição (avenida José Nunes da Ponte), Matriz (rua dos Condes, junto à Escola Secundária, e rua Benemérito Cónego Cristiano de Jesus Borges) e Maia (rua Cidade de Hull, junto à Escola Básica Integrada).

PUB

A disponibilização dos novos pontos foi assinalada simbolicamente pelo presidente da autarquia, Alexandre Gaudêncio, e pelo vice-presidente, Carlos Anselmo, com uma visita ao ponto de carregamento localizado no Pico da Pedra. No local, responsáveis da SEGMA – empresa vencedora do concurso público para a instalação da infraestrutura – explicaram o funcionamento dos equipamentos aos presentes.

Para Alexandre Gaudêncio, esta iniciativa insere-se numa estratégia de longo prazo para transformar a mobilidade no concelho, com benefícios evidentes ao nível ambiental e económico. “Esta medida é mais uma iniciativa que pretende apelar para a utilização de meios de transporte menos poluentes, proporcionando melhor ambiente e qualidade de vida a quem vive, trabalha ou visita o concelho”, afirmou o autarca. Acrescentou ainda que “os novos pontos de carregamento permitem também dinamizar a economia, através da disponibilização desses meios, facilitando o carregamento de viaturas elétricas junto a locais de trabalho e ou pontos de interesse turístico e económico”.

Com esta expansão da rede, a Ribeira Grande reforça o seu compromisso com a sustentabilidade ambiental e consolida a sua posição como município pioneiro na transição energética nos Açores.

PUB