A freguesia da Relva será, na próxima sexta-feira, 1 de agosto, palco de um dos mais importantes eventos etnográficos dos Açores, com a realização da 31.ª edição do Grande Festival de Folclore da Relva – Mostra Folclórica Internacional do Atlântico. Organizado desde 1993 pela Junta de Freguesia da Relva e pelo Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva, o certame afirma-se como o maior do género na ilha de São Miguel e um dos maiores do arquipélago, contando com reconhecimento da Federação do Folclore Português desde 1996.
Este ano, o festival recebe a participação internacional do Folk Group “Ciučiuruks”, da Lituânia, e do Grupo d’Art Popolaire de Berstett, Estrasburgo (França), que se juntarão a cinco grupos açorianos: o Grupo Folclórico de São José da Salga (Nordeste), o Grupo Folclórico de São Miguel (Ponta Delgada), o Grupo Cultural e Recreativo Domingos Rebelo (Ponta Delgada), o Grupo Folclórico da Fajã de Baixo e o Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva, anfitrião do evento.
As festividades têm início às 19h30, com a cerimónia de entrega de lembranças no Centro Cívico e Cultural da Relva. Pelas 20h30, o desfile folclórico e etnográfico percorrerá a Avenida 5 de Agosto e a Avenida da Igreja, culminando com a abertura oficial do festival às 21h00, junto à Igreja de Nossa Senhora das Neves. As atuações dos grupos participantes terão início às 21h15, num palco especialmente montado para o evento.
Esta edição evocará simbolicamente as tradições ligadas às Festas do Divino Espírito Santo, expressão maior da religiosidade e identidade cultural açoriana, profundamente enraizada na freguesia da Relva e em todas as ilhas do arquipélago. O ambiente será enriquecido pela iluminação festiva da igreja e do jardim, integrando o festival nas celebrações em honra de Nossa Senhora das Neves, padroeira da freguesia.
A organização espera, à semelhança dos anos anteriores, uma grande afluência de público, num ambiente marcado pela música, dança, trajes típicos e o reencontro com as raízes culturais dos Açores e de outras partes do mundo.