Autor: PM | Foto: ALRAA
PUB

O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, destacou esta segunda-feira, em Ponta Delgada, “a importância histórica e estratégica da presença consular norte-americana nos Açores”, ao receber, em audiência de despedida, a Cônsul dos Estados Unidos da América em Ponta Delgada, Margaret C. Campbell. O encontro marcou o fim do mandato da diplomata, que iniciou funções em 2022.

Na ocasião, Luís Garcia lembrou que o consulado norte-americano instalado em Ponta Delgada representa o mais antigo consulado dos Estados Unidos em operação contínua no mundo, estando ativo desde 1795. Para o Presidente do Parlamento açoriano, “é fundamental que, para além de honrarmos os laços históricos que nos unem, saibamos construir um futuro conjunto, apostado em áreas de inovação e de interesse comum como o Mar, o Espaço e a Segurança”.

Ao fazer um balanço do trabalho desenvolvido por Margaret C. Campbell, o líder da ALRAA salientou o contributo da cônsul para o fortalecimento das relações bilaterais, através de uma atuação próxima das instituições regionais e da sociedade civil açoriana. “A forma empenhada e cordial com que exerceu as suas funções dignificou os laços entre os Estados Unidos e os Açores, deixando um legado positivo e uma base sólida para o futuro”, frisou.

PUB

Luís Garcia expressou ainda a sua satisfação pela confirmação de que já foi designado um novo cônsul para os Açores, considerando essa decisão como um sinal claro da valorização que os Estados Unidos continuam a atribuir à Região no quadro das relações bilaterais. “A continuidade da presença diplomática norte-americana nos Açores representa um reconhecimento claro da relevância estratégica da Região e da vontade de manter ativo este consulado histórico, numa relação que continua a projetar-se no futuro”, concluiu.

PUB