Autor: PM | Foto: PSD/A
PUB

A candidata da coligação PSD/CDS-PP à presidência da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, apresentou esta sexta-feira a sua recandidatura, assumindo o compromisso de uma ação de continuidade com ambição, seriedade e compromisso. Após um mandato que classificou como desafiante e trabalhoso, a autarca garante que o concelho está pronto para dar “o salto em frente”, com mais qualidade de vida, justiça social e desenvolvimento sustentável.

Recordando a vitória em 2021, que pôs fim a 16 anos de governação socialista no concelho, Vânia Ferreira afirmou que a coligação chegou ao poder com respeito pelas pessoas e proximidade ao território, enfrentando uma situação financeira difícil e uma autarquia desorganizada. “Arrumámos a casa, enfrentámos os problemas de frente e trabalhámos dia após dia com o objetivo de devolver dignidade e estabilidade à nossa terra”, destacou, sublinhando que a autarquia recuperou a confiança dos munícipes e colocou as contas em ordem, sem cortar no essencial.

Entre os principais resultados alcançados nos últimos quatro anos, Vânia Ferreira destacou a internalização da Cooperativa Praia Cultural na Câmara Municipal, a redução do prazo médio de pagamentos a fornecedores para 17 dias e o avanço no desbloqueio do Plano Diretor Municipal (PDM), há muito prometido e sucessivamente adiado. Referiu também investimentos nas zonas balneares, reabilitação de espaços degradados e a dinamização cultural do concelho, com especial destaque para a internacionalização do Festival Outono Vivo e a devolução da coordenação das Festas da Praia à população.

PUB

Em articulação com o Governo Regional dos Açores, o atual executivo municipal concluiu a legalização dos terrenos de Santa Rita e das Pedreiras na Vila das Lajes, resolvendo processos que se arrastavam há anos. Na presença de José Manuel Bolieiro e Artur Lima, líderes dos partidos da coligação, Vânia Ferreira apelou à fixação de mais serviços públicos na cidade como forma de gerar movimento económico e revitalizar o concelho.

Para o novo mandato, a candidata apresentou várias propostas, como o desenvolvimento do Parque Empresarial das Lajes, a reabilitação da Escola Primária da Vila Nova e a valorização do Paul do Belo Jardim com a criação de um percurso pedonal e ciclovia até ao Porto Martins. Estão também previstos investimentos na empresa municipal Praia Ambiente, nomeadamente no reforço dos sistemas de abastecimento de água, saneamento e resíduos, bem como na descontaminação dos aquíferos, através de projetos financiados pelo Fundo Ambiental.

A reabilitação do Bar da Prainha, do Mercado Municipal e do Jardim Público, a criação de um parque de campismo, um plano de asfaltagens para colmatar carências antigas, o alargamento de parcerias com a Câmara de Comércio e Indústria da Ilha Terceira e a promoção turística da Praia da Vitória em feiras como a BTL são outras das prioridades apontadas.

A candidatura “Acreditar na Praia” tem como mandatária Francisca Toledo e como mandatário da juventude Emanuel Areias. Paulo Luís volta a ser candidato à presidência da Assembleia Municipal. Para as onze juntas de freguesia do concelho, os cabeças de lista são Susana Silva (Porto Martins), John Borges (Fonte do Bastardo), Silvestre Rocha (Cabo da Praia), José Esteves (Santa Cruz), Paulo Sousa (Fontinhas), Eduardo Espínola (Lajes), Zósimo Nunes (São Brás), Diana Nunes (Vila Nova), Hélio Rocha (Agualva), Francisco Martins (Quatro Ribeiras) e Luís Vieira (Biscoitos). Para a Câmara Municipal, os primeiros nomes da lista são Emanuel Sousa, Paula Sousa, John Branco, Marco Meneses, Vitória Silva, César Toste e André Pereira.

PUB