PUB

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, destacou esta sexta-feira o papel do Grupo Folclórico Ilha Verde como “uma referência cultural” do concelho e da Região Autónoma dos Açores, enaltecendo o seu contributo na preservação e projeção das tradições locais.

“O Grupo Folclórico Ilha Verde é, sem sombra de dúvidas, uma referência cultural de Ponta Delgada que prestigia e projeta o concelho naquilo que tem também de melhor”, afirmou o autarca, durante a cerimónia de abertura da XXXI edição do Festival de Folclore Ilha Verde, que decorreu na Praça do Município, em pleno centro histórico da cidade.

O evento foi precedido por um concerto da Sociedade Filarmónica Alcanedense, de Santarém, e contou, além do grupo anfitrião, com a participação do Rancho Folclórico da Casa do Povo do Livramento, do Grupo Folclórico de São Jorge e do Grupo Folclórico de São Pedro da Lomba do Cavaleiro.

PUB

Perante largas centenas de espectadores, Pedro Nascimento Cabral sublinhou a importância do festival como “símbolo da identidade cultural” de Ponta Delgada, destacando o empenho do Grupo Ilha Verde na promoção das tradições populares. “É, para nós, um orgulho e uma alegria imensa estarmos ao lado deste Festival – que não deixa que as nossas tradições seculares se percam no tempo – e também deste maravilhoso Grupo que tanto nos tem dignificado nos palcos da ilha de São Miguel, dos Açores e do mundo”, declarou, acompanhado pela vereadora com o pelouro da Ação Social, Cristina Canto Tavares.

Recorde-se que, no passado dia 2 de abril, o Grupo Folclórico Ilha Verde foi distinguido com a Medalha de Mérito Municipal, no âmbito das comemorações dos 479 anos da elevação de Ponta Delgada a cidade, em reconhecimento pelos seus 68 anos de dedicação à divulgação do folclore e da etnografia açoriana.

O Festival de Folclore Ilha Verde integra a programação das Noites de Verão, que se estende até 13 de setembro e inclui iniciativas como as Verbenas de São Pedro, o Festival Música no Colégio, as Grandes Festas do Divino Espírito Santo e a Festa Branca (PDL White Ocean), que se realiza a 2 de agosto.

Ainda este fim de semana, a Praça do Município recebe, este sábado, pelas 21h00, a atuação da banda Alquimia, enquanto o Lado Sul do Largo da Matriz volta a encher-se de animação infantil com pula-pulas para as crianças. No domingo, à mesma hora, sobe ao palco a Orquestra Ligeira de Ponta Delgada.

Entre os destaques futuros, realce ainda para o PDL Beer Fest (14 a 17 de agosto), o concerto da banda Quinta do Bill com a Lira Nossa Senhora da Estrela (15 de agosto) e o espetáculo de José Cid, que encerra o programa no dia 13 de setembro.

PUB