Autor: PM | Foto: CMPD
PUB

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, anunciou que a autarquia vai avançar com recursos próprios para construir novas habitações na freguesia da Fajã de Cima e noutras localidades do concelho, sempre que os investimentos previstos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) ou do programa 1.º Direito não se concretizem.

“Estamos já a construir 102 novas habitações no concelho. Mas deixo aqui o compromisso de que, caso existam investimentos na área da habitação que não fiquem concluídos no âmbito do PRR ou que alguns dos concursos públicos que lançámos fiquem sem propostas, a autarquia vai chamar a si a responsabilidade da construção dos fogos habitacionais previstos para a Fajã de Cima e outras freguesias”, afirmou o autarca, durante a sessão solene comemorativa do 282.º aniversário da elevação da Fajã de Cima a Curato.

Pedro Nascimento Cabral realçou ainda que a construção de novas respostas habitacionais se junta a um “amplo conjunto de investimentos estruturantes” realizados na freguesia, apesar dos constrangimentos financeiros com que a autarquia tem vindo a lidar. Entre os desafios enfrentados, destacou os danos provocados pelas intempéries do inverno de 2023/2024, que causaram prejuízos na ordem dos 12 milhões de euros no concelho, obrigando à redefinição de prioridades.

PUB

No balanço do seu mandato, o Presidente da Câmara lembrou que este se iniciou em plena pandemia de Covid-19 e foi marcado por crises sucessivas, desde a inflação à subida das taxas de juro, agravadas pelos conflitos internacionais. Neste contexto, sublinhou o forte investimento social como resposta às dificuldades das famílias e das instituições locais. “Apenas nas Funções Sociais, investimos mais 10 milhões de euros, apoiando o pagamento de rendas, de despesas familiares e a missão das Instituições Particulares de Solidariedade Social”, destacou.

Sobre a evolução da freguesia, Pedro Nascimento Cabral declarou que “a Fajã de Cima já não é bem a mesma que conhecemos no arranque do mandato”, referindo que houve cooperação, investimento e melhoria da qualidade de vida da população.

A cerimónia contou também com as intervenções da Diretora Regional de Energia, Joana Rita, e do Presidente da Junta de Freguesia da Fajã de Cima, Pedro Almeida, que fez um balanço positivo da colaboração com a autarquia, agradecendo o empenho e atenção do Presidente da Câmara aos projetos locais. Em particular, destacou o apoio à renovação da EB1/JI Cecília Meireles.

A sessão solene incluiu ainda homenagens a diversas personalidades e instituições locais, entre as quais Delfina Tomé de Andrade, Joaquim Faria, Rui Gregório Santos, Vasco Correia da Silva e Luís Gouveia (estes dois últimos, a título póstumo), bem como ao Clube Columbófilo de São Miguel, pelos seus 25 anos de existência.

PUB