Autor: Lusa/Açores 9 | Foto: Santa Clara
PUB

O Santa Clara estreou-se hoje na temporada 2025/26 com uma derrota 2-1 na visita aos croatas do Varazdin, em jogo da primeira mão da segunda pré-eliminatória da Liga Conferência de futebol.

Pela segunda vez na fase de qualificação da terceira competição da UEFA, os açorianos arrancaram com um desaire, num encontro em que ficaram em desvantagem aos 10 minutos, depois de um golo de Mamut, na conversão de uma grande penalidade, ainda conseguiram igualar através de Adriano Firmino, aos 53, mas a formação croata chegou ao triunfo aos 86, por Dabro.

O encontro da segunda mão está marcado para 31 de julho, às 18:00 locais (19:00 em Lisboa), no Estádio de São Miguel, nos Açores.

PUB

O vencedor desta ronda vai defrontar na terceira pré-eliminatória, agendada para 07 e 14 de agosto, quem sair do confronto entre Larne, da Irlanda do Norte, e Prishtina, do Kosovo.

(Declarações)

Declarações após o jogo entre o Varazdin e o Santa Clara, que os croatas venceram por 2-1, a contar para a segunda pré-eliminatória da Liga Conferência de futebol.

Vasco Matos (treinador do Santa Clara): “Não entrámos como queríamos, como tínhamos falado e alertado a equipa. Nos primeiros 25 minutos não existimos. Claramente não existimos. Isso tem de ser um elemento para percebermos e podermos corrigir. Temos a segunda mão. O jogo ainda está em aberto.

A segunda parte é claramente nossa. Criámos muitas situações de golo. Depois, quando nada fazia prever, sofremos o golo. Foi um forte soco no estômago, mas a eliminatória está em aberto. Temos o segundo jogo em nossa casa, nos Açores, com o apoio dos nossos adeptos e vamos estar de certeza muito fortes.

Temos de dar uma grande resposta em termos daquilo que é a nossa ideia para o jogo. Hoje aqueles primeiros 25 minutos não podem acontecer. Essa é que tem de ser a grande consequência (…). Não basta parecer, temos de ser. Temos de fazer dentro do campo. Há situações que a mim não me agradam. Obviamente que isso tem de ser resolvido e tem de ser resolvido em jogo.

Sabíamos que íamos defrontar um adversário difícil. O Varazdin é uma equipa com qualidade. Mostraram isso a época passada num campeonato muito competitivo. Não esperávamos facilidades. Com o apoio do publico não era fácil vir aqui jogar. Agora esperemos por jogar em nossa casa, com os nossos adeptos”.

COMENTÁRIO

Lance feliz para o Varazdin dita derrota do Santa Clara na Croácia

O Santa Clara perdeu hoje no terreno do Varazdin por 2-1 na primeira mão da segunda pré-eliminatória da Liga Conferência de futebol, num jogo equilibrado que os croatas venceram através de um lance de felicidade.

O golo decisivo foi apontado por Dabro através de um livre a meio do meio-campo, que bateu na barreira e enganou o guarda-redes dos açorianos, quando faltavam cinco minutos para o final.

O outro golo dos croatas foi apontado por Mamut, de penálti (10), enquanto o tento dos açorianos coube a Adriano (55).

A partida da segunda mão está marcada para 31 de julho no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.

Numa partida histórica para os açorianos, por ser a segunda vez que estão na fase de eliminatória da Liga Conferência, a formação croata começou melhor a partida ao chegar ao golo aos 10 minutos graças a um penálti concretizado por Mamut.

Na primeira parte, a equipa de Vasco Matos teve muita dificuldade para sair a jogar devido à pressão alta do Varazdin, que foi sempre mais intenso (muitas vezes no limite da agressividade) e ganhou a maioria dos duelos.

Os croatas, apesar a superioridade, não conseguiram criar oportunidades de golo, à exceção de um cabeceamento de León Balcar que só não foi golo devido a uma grande intervenção do guardião brasileiro.

Os açorianos começaram a segunda parte a conseguir o primeiro remate à baliza, num lance em que Lucas Soares furou pela área e Carter rematou para uma defesa de Zelenika.

A equipa dos Balcãs, que ficou em quarto na última edição da Liga croata, respondeu no minuto seguinte por Mamut que, com uma finalização já dentro da área, obrigou Gabriel Batista a uma defesa atenta.

O Santa Clara, no segundo tempo, conseguiu assumir a posse de bola e teve mais facilidade em jogar no meio-campo adversário, que não conseguiu manter a intensidade que demonstrara na primeira parte.

Aos 55 minutos, Adriano, ainda fora da área, após um ressalto, aproveitou a bola a meia altura para ‘fuzilar’ o guarda-redes croata com um grande remate, repondo a igualdade no marcador.

Em vantagem, os açorianos controlaram o jogo, enquanto o Varazdin recuou as linhas e procurou explorar o contra-ataque.

Aos 67 minutos, após uma perda de bola clamorosa de Gabriel Silva, a formação da casa esteve perto do golo, mas, mais uma vez, Gabriel Batista negou as intenções do avançado Mamut que apareceu isolado na área na sequência de uma transição.

Na reta final da partida, os forasteiros subiram no terreno e conseguiram várias aproximações perigosas, obrigando o adversário a recuar e a erguer uma linha de cinco homens na defesa. À equipa portuguesa, falhou, contudo, a eficácia no momento da decisão.

Aos 75 minutos, o Santa Clara teve uma grande ocasião para faturar, mas o remate de Wendel Silva esbarrou numa grande defesa de Zelenika, após um cruzamento Serginho que ‘rasgou’ a defesa adversária.

Apesar do ascendente açoriano, foi o Varazdin quem conseguiu chegar o golo num lance de felicidade aos 85 minutos, quando um livre cobrado por Dabro a meio do meio-campo resvalou na barreira e enganou Gabriel Batista.

PUB