PUB

A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores lançou hoje o concurso público para conceção e construção de duas Unidades de Saúde na ilha de São Miguel, pelo valor global de 7,8 milhões de euros.

O concurso, publicado hoje no Jornal Oficial, destina-se à empreitada de conceção-construção da Unidade de Saúde de São Roque e Livramento, no concelho de Ponta Delgada, e à empreitada de conceção-construção da Unidade de Saúde da Maia, no concelho da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel.

A empreitada relacionada com a construção da Unidade de Saúde de São Roque e Livramento tem o preço base de 4,9 milhões de euros, enquanto a da Unidade de Saúde da Maia apresenta o valor de 2,9 milhões de euros.

PUB

Ambas as obras têm um prazo de execução de oito meses.

“A futura Unidade de Saúde de São Roque e Livramento será um importante equipamento de proximidade no concelho de Ponta Delgada, com o objetivo de servir eficazmente os residentes das freguesias de São Roque e Livramento”, lê-se na publicação do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM).

Segundo o texto, este novo polo de saúde da ilha de São Miguel “permitirá aliviar a pressão atualmente exercida sobre o Centro de Saúde de Ponta Delgada, melhorando o acesso e a qualidade dos cuidados de saúde prestados à população local”.

O projeto prevê uma construção em dois pisos, sendo um piso térreo para atividade clínica e outro piso para serviços de apoio e armazém.

Já a futura Unidade de Saúde da Maia, no concelho da Ribeira Grande, “será concebida para servir a população das freguesias da Maia, Lomba da Maia e Fenais da Ajuda”.

“Este novo equipamento permitirá concentrar recursos e otimizar a prestação de cuidados de saúde, substituindo as atuais instalações por um espaço moderno, funcional e com melhores condições para utentes e profissionais”, é referido no documento.

O Conselho do Governo aprovou a contratação das empreitadas de construção das unidades de saúde da Maia e de São Roque e Livramento, na ilha de São Miguel, na reunião do dia 26 de junho.

O secretário regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão, que fez a leitura do comunicado do Conselho do Governo, no Palácio da Conceição, em Ponta Delgada, referiu que a futura Unidade de Saúde de São Roque e Livramento, “aliviará a pressão sobre o Centro de Saúde de Ponta Delgada e melhorará o acesso e a qualidade dos cuidados de saúde”.

Já a Unidade de Saúde da Maia, no concelho da Ribeira Grande, “substituirá as instalações atuais por um ambiente moderno e funcional para utentes e profissionais”, referiu.

 

PUB