Um total de sete empresas do setor aerospacial estão instaladas nos Açores e mais duas deverão instalar-se na região até ao final do ano, revelou hoje o secretário regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades.
Paulo Estêvão falava na apresentação de diversos ‘workshops’ do primeiro encontro regional da Azores Space Teachers Network (ASTN), na Lagoa, ilha de São Miguel.
“É muito importante ter massa crítica neste setor. Não é só a nossa localização e ambição política, é importante ter esta massa crítica para dar resposta a estas necessidades e às empresas que aqui se instalam. Neste momento já temos sete empresas do setor aerospacial instaladas nos Açores e até final do ano chegam mais duas”, adiantou o governante.
Paulo Estêvão, citado numa nota de imprensa do executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM), defendeu que a economia dos Açores tem de ser “diversificada”, considerando o setor aerospacial uma aposta pela criação de postos de trabalho e riqueza.
“Há empregos que estão diretamente ligados ao setor e depois há todos os outros ligados a setores adjacentes”, referiu o secretário regional, que reconheceu a centralidade de Santa Maria neste campo, mas sustentou que o desiderato é que todas as ilhas tenham envolvimento com matérias espaciais.
A iniciativa da ASTN, que decorreu na quarta-feira e termina hoje, integra-se no plano de atividades da Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço (EMA-Espaço), representando um ponto de encontro de formação de docentes nos Açores para o desenvolvimento de projetos no domínio da “Educação para o Espaço”, destaca o executivo na nota divulgada.
A ASTN é uma rede regional de cooperação e partilha composta, à data, por 114 docentes de todos os ciclos de ensino, incluindo o ensino profissional, de todas as ilhas do arquipélago. É uma rede de participação aberta a toda a comunidade docente.
A rede foi criada em 2022 com o objetivo de promover um fórum de debate de ideias e partilha de experiências entre docentes e entidades parceiras, com especial interesse na aplicação de projetos curriculares e extracurriculares que têm o Espaço como contexto de aprendizagem.
Em setembro, o Governo dos Açores associa-se à iniciativa ‘Astronauta por um Dia’, da Agência Espacial Portuguesa, que decorrerá na ilha de Santa Maria. O aeroporto local será o palco do voo de gravidade zero que levará 30 estudantes portugueses a viver a experiência de flutuar como astronautas.
Já em outubro decorrerá no arquipélago a quarta edição do Simpósio Europeu das Regiões NEREUS, ligadas às tecnologias do espaço, adiantou o Governo dos Açores.