PUB

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República Paulo Moniz pediu hoje a audição do Conselho de Administração dos CTT, para avaliar a qualidade do serviço postal no arquipélago, tendo em conta “várias queixas”, foi hoje anunciado.

Segundo uma nota de imprensa do PSD, o grupo parlamentar social-democrata quer ouvir os responsáveis pela empresa na Comissão de Infraestruturas, Mobilidade e Habitação, uma vez que, “não existindo informação pública desagregada por continente, Açores e Madeira, há valores abaixo das metas fixadas, contrariando a obrigação de prestação de serviço dentro dos parâmetros de serviço universal postal público concessionado aos CTT – Correios de Portugal”.

Paulo Moniz citou como exemplos o encaminhamento de envios de correspondência registada, “cuja demora está 26% abaixo da meta de 90%”, e dos envios de correspondência prioritária, que “está 15,8% abaixo da mesma meta”.

PUB

O parlamentar do PSD alertou também para outros “problemas reportados”, como a “demora excessiva no envio de encomendas”, cujos atrasos chegam a ultrapassar “os 30 dias” em algumas situações, que “só podem ser detetados especificamente nos Açores por reclamações dos utilizadores ou através da comunicação social”.

Paulo Moniz criticou a justificação dada pelos CTT, que aponta para “as restrições na capacidade de transporte e as condições meteorológicas adversas”, especialmente no inverno.

“Mas, o facto é que estas situações também têm acontecido no verão. Daí que, mediante a análise de reclamações, notícias, e mesmo dos indicadores da ANACOM, aos quais não ficamos indiferentes, há problemas específicos em virtude das características geográficas dos Açores e da Madeira, mas também haverá outras particularidades”, sustentou o deputado, citado na nota de imprensa.

 

PUB