O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro, inaugurou esta quarta-feira a Praça Vila de Belmonte, localizada na freguesia de São Pedro, junto ao Parque Urbano da cidade. O novo espaço público homenageia a relação histórica e de cooperação entre Ponta Delgada e a vila beirã de Belmonte, num gesto que o autarca considera ser uma forma de “materializar a relação de amizade e cooperação que tem vindo a ser cimentada ao longo dos anos” entre os dois municípios.
Durante a cerimónia, Pedro Nascimento Cabral sublinhou que a inauguração da praça é também uma evocação da memória comum que une os dois povos. “Honrando a memória coletiva destes dois povos, com este ato, pretendemos homenagear a memória dos Cabrais e, principalmente, a nossa tradição enquanto portadores de uma herança judaica, que contribuiu de forma imensurável para o estreitar de laços entre Ponta Delgada e Belmonte, trazendo esta relação até aos dias de hoje”, afirmou.
A sessão contou ainda com a presença do Vice-Presidente da autarquia, Pedro Furtado, e dos vereadores Cristina do Canto Tavares e Sérgio Rezendes. Pedro Nascimento Cabral aproveitou a ocasião para agradecer ao Presidente da Câmara Municipal de Belmonte, António Rocha, “pelo bom entendimento ao longo destes 4 anos, pela inauguração, em 2024, do Largo Ponta Delgada, localizado perto do famoso Castelo do século XIII e nas imediações do Panteão dos Cabrais em Belmonte”, realçando a “profícua ligação institucional e de amizade, que, com certeza, perdurará por muitos anos”.
Também presente na cerimónia, o Presidente de Belmonte, António Rocha, acompanhado pelo Vice-Presidente Paulo Borralhinho, classificou o momento como especial: “É um privilégio para mim, enquanto Presidente de Belmonte, estar aqui, numa ilha tão bonita e numa cidade cheia de história como esta, a fazer parte desta cerimónia que confirma a boa relação entre Ponta Delgada e Belmonte”.
O autarca belmontense deixou ainda uma nota pessoal de apreço pela cidade açoriana. “O que mais gostei de Ponta Delgada foram as pessoas, de tal forma que prometo voltar, a título pessoal, com os desejos de que esta boa relação que criámos esteja ainda mais reforçada”, afirmou.
A representante da Junta de Freguesia de São Pedro, Sandra Sousa, salientou a importância do momento para a comunidade local, referindo que “é um privilégio para a nossa comunidade ter uma Praça com o nome da Vila de Belmonte”, e elogiou o executivo municipal por “escolher este local de crescimento da freguesia para este efeito”.
A ligação entre os dois municípios foi formalizada com a assinatura de um protocolo de geminação em julho de 2021. Poucos meses depois, a 4 de outubro do mesmo ano, realizou-se a deposição do Pó do Panteão dos Cabrais junto à estátua de Gonçalo Velho, em Ponta Delgada, um gesto simbólico que marcou a vontade de aprofundar os laços históricos e culturais entre as duas localidades.