O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, presidiu à inauguração da exposição “Divino em Objetiva 24”, uma mostra fotográfica dedicada às Grandes Festas do Divino Espírito Santo, destacando o papel essencial dos fotógrafos na preservação da identidade cultural açoriana.
“Os fotógrafos são verdadeiros guardiões da memória coletiva e da essência de um povo”, afirmou o autarca, sublinhando a importância desta iniciativa para manter viva a tradição ligada à Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, profundamente enraizada na história dos Açores.
A exposição, patente no Lado Norte do Largo da Matriz até 28 de julho, reúne 20 fotografias que captam diferentes perspetivas da devoção popular ao Divino Espírito Santo. Através do olhar atento de seis fotógrafos – três da ilha de São Miguel e três da Vila de Alenquer – são registados momentos que ilustram a fé, a cultura e a participação comunitária que caracterizam esta celebração centenária.
Pedro Nascimento Cabral destacou a importância do evento para a afirmação cultural do concelho e da Região:
“Esta exposição tem a missão de preservar a tradição do Espírito Santo e, na minha visão, desempenha um importante papel na divulgação da nossa raiz cultural a quem nos visita, e na perpetuação da nossa identidade para as novas gerações”, afirmou, elogiando também a diversidade de olhares e estilos presentes nos registos fotográficos.
A mostra é promovida em parceria com a Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores (AFAA), cuja representante, Gabi Pontes, agradeceu à autarquia a continuidade desta iniciativa, que remonta a 2014.
“O ‘Divino em Objetiva’ pretende, em todas as suas edições, transformar esta devoção ao Espírito Santo numa narrativa visual, que revela a essência desta tradição profundamente enraizada nos Açores”, declarou.
A 9.ª edição da exposição conta com trabalhos de José Maria Sousa (vencedor da edição de 2024), Jorge Kol de Carvalho, Gabi Pontes, Emanuel Cipriano, Nuno Rodrigues e José Gomes. Este ano, a mostra é dedicada a “todas as mãos e corações que, com dedicação e generosidade, mantêm viva esta expressão coletiva de fé, cultura e identidade”.
A cerimónia contou ainda com a presença dos presidentes dos municípios de Alenquer, Pedro Miguel Ferreira Folgado, e de Belmonte, António Rocha, reforçando os laços entre as comunidades de origem e destino desta celebração do Espírito Santo. Após a inauguração da mostra fotográfica, foi aberta a Tenda do Divino Espírito Santo de Alenquer, instalada no Largo da Igreja da Matriz até 13 de julho – um espaço que integra as festividades de Ponta Delgada desde 2022, celebrando a ligação histórica entre os Açores e Alenquer, berço destas festividades religiosas.