Autor: PM | Foto: CMPD
PUB

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, afirmou que a autarquia “é a que mais investiu nas pessoas e nas famílias em todo o arquipélago”, realçando que ao longo do atual mandato foram alocados 10 milhões de euros às funções sociais, em articulação com diversas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho.

A declaração foi feita durante a cerimónia de assinatura de protocolos de apoio financeiro, que garantem mais de meio milhão de euros a várias IPSS, com o objetivo de reforçar a sua capacidade de resposta face aos desafios sociais do concelho.

“Com a atribuição destes apoios, reforçamos a nossa vontade de prolongar o trabalho de articulação com as IPSS, conscientes de que só com a vossa ajuda, dedicação e conhecimento do terreno conseguimos alcançar os resultados obtidos no combate à pobreza e exclusão social”, sublinhou o autarca.

PUB

Pedro Nascimento Cabral destacou ainda várias medidas sociais em curso no município, muitas vezes invisíveis à comunidade em geral, mas essenciais para quem delas depende. Entre os exemplos mencionados, estão:

  • Programa Zero Desperdício, que redistribui alimentos a pessoas carenciadas;
  • Casa Manaias, que acompanha cerca de 60 pessoas em risco de exclusão social;
  • Fundo de Emergência Municipal, que apoia cerca de 300 famílias;
  • Apoio ao arrendamento habitacional, abrangendo mais de 350 famílias;

Programa Housing First, pioneiro nos Açores, que já retirou duas pessoas da condição de sem-abrigo, com apoio das associações Novo Dia e Crescer na Maior, estando prevista a disponibilização de mais três habitações para reforçar este modelo de integração social.

Num tom de balanço de mandato, o presidente da maior autarquia açoriana frisou que a ação do município vai além das medidas de combate à exclusão, envolvendo investimentos significativos na habitação e na educação.

Atualmente, a Câmara de Ponta Delgada está a construir 70 novas habitações, num investimento de cerca de 12 milhões de euros, com o objetivo de dar continuidade a projetos iniciados no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), mesmo que não fiquem concluídos nesse contexto.

No setor da educação, Pedro Nascimento Cabral revelou que estão em curso investimentos de 14 milhões de euros, destinados à requalificação e construção de quatro novas escolas no concelho, bem como um apoio de 1 milhão de euros para a edificação de uma nova residência universitária em Ponta Delgada.

“Continuaremos a investir nas pessoas, na justiça social e na qualidade de vida. Este é o desígnio que nos move”, concluiu o autarca.

PUB