Autor: PM | Foto: GRA
PUB

A empreitada de requalificação do Complexo de Infraestruturas de Porto Pim, na cidade da Horta, foi oficialmente inaugurada esta terça-feira pelos secretários regionais do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel, e do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral. A intervenção surge na sequência dos prejuízos provocados pelo furacão Lorenzo e envolveu um investimento de cerca de 800 mil euros.

Alonso Miguel destacou que esta foi uma “intervenção multifacetada”, com o objetivo de recuperar infraestruturas severamente afetadas pela intempérie. A obra incluiu a reconstrução do paredão de defesa costeira, assegurando condições de segurança para circulação entre a praia de Porto Pim e o aquário local, ao mesmo tempo que se garantiu um enquadramento paisagístico adequado.

O governante referiu ainda a remodelação total dos balneários da praia, agora com condições mais condignas para os utilizadores, e a requalificação das instalações do Aquário de Porto Pim, incluindo reparações estruturais e substituição de equipamentos, devolvendo plena funcionalidade ao espaço.

PUB

“Esta intervenção representa a capacidade de resposta da Região perante eventos meteorológicos extremos, como o furacão Lorenzo, mas também a valorização de um espaço com elevado valor paisagístico, cultural e turístico para os faialenses e para quem nos visita”, frisou o Secretário Regional do Ambiente.

Alonso Miguel realçou ainda que este tipo de obras deve ser encarado como medida de último recurso, no contexto das alterações climáticas. “A prioridade deve passar sempre pelo ordenamento do território e pela prevenção, reduzindo os riscos e aumentando a resiliência das nossas comunidades”, sublinhou, acrescentando que o Governo Regional tem vindo a implementar diversas ações neste sentido, incluindo a revisão dos planos da orla costeira, o desenvolvimento de cartografia de risco e sistemas de alerta.

Já a Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, sublinhou a importância da obra para a valorização do património natural e cultural dos Açores, afirmando que esta requalificação “reforça a oferta turística de Natureza” e se insere na estratégia de turismo sustentável da Região.

A responsável destacou também o forte investimento público na ilha do Faial, nomeadamente na variante à cidade da Horta – “a maior obra de sempre na rede viária da ilha” –, bem como nas áreas da educação, habitação e saúde, com intervenções na Escola Manuel de Arriaga, no Hospital da Horta e no projeto do Tecnopolo Martec.

Na reta final da sua intervenção, Berta Cabral salientou a importância de cumprir os prazos de execução do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência –, sublinhando que poderá ser “a última oportunidade de cofinanciar estradas com fundos comunitários”, o que justifica a atual prioridade nas obras públicas em curso.

PUB