O atual presidente da Câmara da Lagoa, na ilha de São Miguel, Açores, vai ser o cabeça-de-lista do PS às próximas autárquicas, sendo uma das suas bandeiras o combate às dificuldades no acesso habitação, disse o candidato à Lusa.
Frederico Sousa, que assumiu funções em 01 de janeiro como presidente da Câmara Municipal da Lagoa, face à saída de Cristina Calisto para deputada ao parlamento regional, afirmou que, “acima de tudo (…) é um projeto de continuidade”, num concelho tradicionalmente socialista.
O ex-vice-presidente pretende “desenvolver um projeto a 10 anos”, com foco naquilo que é “a criação de condições de conforto, segurança e de desenvolvimento numa rota de futuro”.
Frederico Sousa pretende focar-se na materialização dos investimentos comparticipados pelos fundos comunitários, “desde logo com a habitação como prioridade”, com recurso aos investimentos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O candidato quer investir em novas habitações para jovens e a classe média, através das modalidades de custos controlados e autoconstrução.
Frederico Sousa quer também apostar no ambiente, no abastecimento de água e na ETAR na cidade da Lagoa, sendo “o mais emblemático” dos projetos a requalificação da frente marítima do concelho.
Na área das novas tecnologias, o candidato pretende “dinamizar o Tecnoparque”, através da aquisição de novos terrenos, uma vez que, “neste momento, está totalmente concretizado”.
O autarca refere que “os últimos investimentos foram formalizados” através de novos espaços comerciais e “da própria Google, que se vai instalar” no Tecnoparque.
A promoção da mobilidade, desenvolvimento da economia “sem nunca descurar o apoio social às pessoas que mais necessitam e aos mais frágeis, como os idosos”, constituem outras das metas de Frederico Sousa.
Frederico Furtado Sousa nasceu em 22 de junho de 1977 e possui uma licenciatura pré-Bolonha em Engenharia Civil no ramo de estruturas pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
O socialista foi diretor regional das Obras Públicas e Comunicações do XII Governo Regional dos Açores e diretor regional da Solidariedade Social do XI Governo Regional dos Açores, entre outras funções públicas e privadas.
O PSD/Lagoa esteve, entretanto, reunido terça-feira em assembleia concelhia no Cine Teatro Lagoense, tendo definido Ruben Cabral, atual deputado à Assembleia Legislativa Regional, como candidato.
O Chega, por sua vez, avança com a deputada Olivéria Santos.
Nas eleições autárquicas de 2021, o PS venceu com 62,63% dos votos expressos, assegurando cinco mandatos, contra 29,2% da coligação PSD/CS-PP/PMM, que garantiram dois mandatos.
O BE (2,26%), Chega (2,23%) e o PCP (0,59%) foram as outas forças concorrentes.
As eleições autárquicas estão agendadas para 12 de outubro.