Os Açores foram distinguidos com o prémio de Melhor Região de Turismo Nacional na 20.ª edição dos Publituris Portugal Travel Awards, uma distinção que, segundo a Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, confirma que está a ser trilhado o “caminho certo para consolidar” o destino Açores no panorama nacional e internacional.
O anúncio foi feito esta semana, em Elvas, onde a Região foi nomeada em nove categorias e arrecadou dois galardões: Melhor Região de Turismo Nacional e Melhor Empresa de Animação Turística, atribuído à Picos de Aventura. A Diretora Regional de Turismo, Rosa Costa, recebeu o prémio em representação do Governo dos Açores.
Para Berta Cabral, este novo reconhecimento vem somar-se a várias distinções recentes, nacionais e internacionais, que têm vindo a reforçar a imagem dos Açores como um destino de excelência. Em 2024, a Região foi, pelo segundo ano consecutivo, eleita Melhor Destino Turístico de Aventura do Mundo nos World Travel Awards e recebeu, uma vez mais, a certificação “Destino Sustentável” com Nível de Ouro, atribuída pela EarthCheck.
“Esta é a prova de que o Governo dos Açores está a trabalhar bem no desenvolvimento deste setor que é transversal a todos os outros e o motor da economia regional. O Destino Açores está consolidado”, afirmou a governante.
Berta Cabral sublinhou ainda que o turismo açoriano está “num processo de crescimento verdadeiramente sustentável, sobretudo desde 2022”, assumindo-se como um dos principais motores económicos da Região.
2024 foi “Ano de Ouro” para o turismo nos Açores
A governante apresentou também os números mais recentes do setor, referindo que, em 2024, os Açores atingiram mais de 4,2 milhões de dormidas — um aumento de 27,6% face a 2022 — e 187 milhões de euros de proveitos na hotelaria, o que representa um crescimento de 46% em relação ao mesmo ano. No Turismo em Espaço Rural, os proveitos superaram os 18 milhões de euros, ultrapassando a barreira dos 200 milhões de euros em receitas globais do setor.
“Confirmamos, de forma inequívoca, que 2024 foi um verdadeiro ‘Ano de Ouro’ e que o turismo atravessa um processo de crescimento realmente sustentável. É o principal setor a criar riqueza, empregos, investimento e oportunidades para o futuro das nossas ilhas”, reforçou Berta Cabral.
A Secretária Regional apontou que o setor já representa cerca de 20% do Valor Acrescentado Bruto (VAB) regional, 17% do Produto Interno Bruto (PIB) e 17% do emprego nos Açores.
“Estamos no rumo certo, com as políticas certas”, sublinhou.
A edição de 2025 dos Publituris Portugal Travel Awards contou com um dossiê especial dedicado aos Açores. Durante três dias, a equipa do Publituris esteve em São Miguel, onde destacou a autenticidade do destino, a oferta diversificada de atividades em terra e no mar, as paisagens naturais e a atratividade crescente junto de mercados como os Estados Unidos da América.
Com 177 nomeados em 22 categorias, os vencedores foram escolhidos por uma média ponderada entre os votos do júri (45%), dos assinantes do Publituris (45%) e dos subscritores da newsletter diária (10%).
“Os Açores estão a viver um momento turístico muito positivo, com a abertura de novas rotas aéreas internacionais. A nossa grande aposta continua a ser a mitigação da sazonalidade, consolidando um turismo que se estenda todo o ano e por todas as ilhas”, concluiu Berta Cabral.
Os Publituris Portugal Travel Awards são organizados anualmente pelo jornal Publituris, distinguindo a excelência no setor do turismo nacional desde 1969, quando foram lançados sob o nome “Os Melhores do Turismo em Portugal”.