Autor: PM | Foto: Rafael Carvalho
PUB

O músico açoriano Rafael Carvalho, natural da Ribeira Quente, irá apresentar o seu mais recente álbum de Viola da Terra na próxima sexta-feira, 11 de julho, pelas 20h00, no Centro Social e Paroquial da Ribeira Quente. O evento tem entrada livre e promete ser um momento especial para todos os amantes da música tradicional açoriana.

O concerto contará com a participação especial da Escola de Violas da Ribeira Quente, de Carlos Fontes (baixo) e de César Carvalho (violão). A apresentação do álbum ficará a cargo do Dr. Rui Fravica. No local estará também presente o mercadinho solidário Melika, promovendo a solidariedade e o comércio local.

Intitulado “Teia da Viola”, este novo trabalho discográfico de Rafael Carvalho reflete uma viagem pessoal do músico pelos sons da Viola da Terra, instrumento emblemático da cultura açoriana. O álbum é fruto de 30 anos de colaborações, aprendizagens e inspirações vividas nas Ilhas de Bruma, e celebra não só o percurso artístico do músico, mas também momentos marcantes da história e cultura açorianas.

PUB

O disco presta homenagem ao centenário da passagem de Raul Brandão pelos Açores, em 2024, com a faixa “Ilhas Desconhecidas”, e ao centenário do nascimento de Carlos Paredes, em 2025, com “Paredes Perpétuo”. Entre as dez faixas originais, destacam-se ainda dedicatórias a pessoas, locais e vivências do quotidiano açoriano, como “N’Adega”, “No Trilho” e “Noite de Folgas”.

Este é o décimo álbum a solo de Rafael Carvalho e apresenta algumas inovações, como a junção da Viola da Terra com a Viola Caipira (Brasil) e com o Baixo Elétrico. A produção contou com a mixagem e masterização de Luís Xavier (Cubo X), design de Paulo Bettencourt e fotografia de Rui Melo, tendo o apoio da Direção Regional da Cultura.

A apresentação do álbum é organizada pela Associação de Juventude Viola da Terra, com o apoio da Câmara Municipal da Povoação, Junta de Freguesia da Ribeira Quente e Centro Social e Paroquial da Ribeira Quente.

Com uma carreira marcada por vários álbuns a solo e colaborações, Rafael Carvalho é também autor de uma trilogia pedagógica sobre a Viola da Terra e do livro “Viola da Terra – Crónicas”, reforçando o seu papel na preservação e divulgação da música tradicional açoriana.

PUB